Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 08-05-2008

Mianmar começa a receber voluntários e doações
Governo militar ainda dificulta entrada de estrangeiros e donativos. Quatro aeronaves com biscoitos, remédios e outros mantimentos chegaram nesta quinta.
Mianmar começa a receber voluntários e doações
Foto: Reuters

A ditadura militar que governa Mianmar (ex-Birmânia) permitiu nesta quinta-feira (8) a entrada da primeira doação significante de mantimentos, mas ainda dificulta a entrada de voluntários internacionais no país.

A Junta Militar ainda impõe barreiras aos visitantes com uma política de concessão de vistos que dificulta a entrada de equipes da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outros voluntários estrangeiros para ajudar a fornecer comida, água e atenção médica aos sobreviventes.

A comunidade internacional se mobiliza para ajudar os birmaneses afetados pela tragédia. Levantamentos oficiais americanos estimam que o número de vítimas fatais já passe de 100 mil pessoas. O último levantamento do Exército aponta que 80 mil pessoas foram encontradas mortas. A ONU estima que mais de 1 milhão de pessoas estão desabrigadas.

Dez integrantes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) estão entre os voluntários barrados. Eles aguardam na Tailândia a permissão para entrar no território birmanês.

"Estamos em uma fila longa de nações que estão prontas, querendo e podendo ajudar, mas também, é evidente, na longa fila de nações que os birmaneses não confiam", disse o diplomata americano Eric John à agência Associated Press.

O próprio regime militar de Mianmar reconheceu a necessidade de ajuda internacional depois que o ciclone arrasou cidades inteiras do país.

Quatro aeronaves com biscoitos, remédios e outros mantimentos chegaram a Yangon, a antiga capital birmanesa, nesta quinta-feira (8), segundo autoridades da ONU.

Mas, dois de quatro especialistas que iriam ajudar a estimar o dano deixado pelo ciclone foram barrados no aeroporto de Mianmar por razões desconhecidas.

Um voluntário, que pediu anonimato, disse ao portal de notícias "Mizzima News", de exilados birmaneses, que alguns voluntários internacionais fugiram depois de serem cercados por moradores em busca de comida durante uma ação assistencial.

(com informações da Associated Press)

Mianmar começa a receber voluntários e doações
Governo militar ainda dificulta entrada de estrangeiros e donativos.
Quatro aeronaves com biscoitos, remédios e outros mantimentos chegaram nesta quinta.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir