Categoria Economia  Noticia Atualizada em 09-05-2008

YouTube foi vendido ao Google por US$ 1,6 bilhão em 2006
Google ainda estuda fórmula para ganhar dinheiro com o YouTube. Criadores do YouTube curtem a fama e contam como o site nasceu.
YouTube foi vendido ao Google por US$ 1,6 bilhão em 2006
Foto: http://fabriciokc.files.wordpress.com

O presidente do Google, Eric Schmidt, estuda uma forma de ganhar dinheiro com o YouTube, adquirido em agosto de 2006 por US$ 1,6 bilhão. A empresa analisa há quase dois anos como faturar alto daqui para frente. "Por enquanto, ainda não estamos ganhando nada, muito pouco", diz Schmidt.

Ao ser questionado se pretende manter o YouTube mesmo que nunca dê lucro, Schmidt afirma que sim. "Claro. O YouTube tem milhões de usuários. Nunca achei fosse virar um fenômeno tão grande".

O Google fatura dólares suficientes para se dar ao luxo de manter uma empresa que é um luxo só. Dinheiro não importa. Mesmo sem a felicidade financeira, o YouTube vive nas alturas. Dez novas horas de vídeos são acrescentadas diariamente.

Criação do site
O site criado pelos risonhos Steve Chen e Chad Hurley é a prova de que nem toda a matemática seria capaz de explicar os negócios do século 21. Os fundadores do YouTube venderam o site para o Google por US$ 1,6 bilhão em agosto de 2006.

Na entrevista exclusiva ao Jornal da Globo, os criadores do site contaram que pretendem desenvolver novas ferramentas, novas tecnologias para expandir o alcance do YouTube. Mas eles não demonstraram a menor preocupação com dinheiro. "Estamos nos divertindo".

A sede do site acaba de se mudar, num local bem mais amplo, imensamente maior do que a pizzaria onde eles trabalharam por pouco mais de um ano entre a criação do site e a venda para o Google.

Agora, em San Bruno, a 15 minutos de San Francisco, Steve e Chad estavam orgulhosos das novas instalações. Eles revelaram os bastidores da negociação que ilustra porque fusões e aquisições estão aumentando tanto na internet. "Foi uma decisão difícil pra nós", Chad lembra. "Tudo aconteceu muito rápido. Nunca quisemos vender. Mas precisávamos conseguir mais dinheiro, mais equipamentos para que pudéssemos armazenar os vídeos. Precisávamos de mais funcionários, éramos apenas 16, tínhamos que contratar bons cérebros de forma rápida para manter o ritmo de crescimento da empresa".

Cerveja
Quando acertaram a venda, Steve e Chad tomaram umas cervejas e ficaram esperando o fechamento do mercado financeiro. Depois, gravaram um vídeo anunciando ao mundo que eles já não eram mais os donos do site que mudou a história da internet.

No vídeo, Steve e Chad não parecem alcoolizados. Apenas exagerados. Referem-se a si próprios como reis e garantem aos usuários do YouTube que a venda não é o fim da festa.

Já houve quem dissesse que o YouTube era a nova televisão. Mas aos poucos foi ficando claro que a vocação do portal era o vídeo caseiro, o imediatismo e aquilo que, por uma razão ou por outra, não aparece na televisão.

Na empresa que venderam a preço de ouro, eles ocupam cargos executivos. Um é o presidente. O outro, uma espécie de vice. Os dois se divertem com a fama e a fortuna que guardaram no bolso.

Eles contam que inventaram o YouTube porque sentiam falta de uma ferramenta que os permitisse dividir os vídeos pessoais com os amigos. Mas confessam que o negócio avançou mesmo quando pintou um interesse financeiro. "No início era muito mais um projeto, mas aumentou o interesse das pessoas querendo investir, querendo transformar o YouTube num negócio".

Google ainda estuda fórmula para ganhar dinheiro com o YouTube
Criadores do YouTube curtem a fama e contam como o site nasceu.
YouTube foi vendido ao Google por US$ 1,6 bilhão em 2006.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir