Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-05-2008

Equipes procuram dez desaparecidos em naufrágio
Barco sem inscrição na Marinha afundou no domingo, no Rio Solimões. Até esta manhã, 46 corpos foram retirados da água
Equipes procuram dez desaparecidos em naufrágio
Foto: Reprodução/TV Globo

As equipes de resgate ainda buscam dez vítimas do naufrágio do barco Comandante Sales, no Rio Solimões, nesta sexta-feira (9). A embarcação afundou na madrugada de domingo (4), na região de Manacapuru (AM). Até esta manhã, 46 corpos foram retirados da água.

"Antes, nós tínhamos um número maior de pessoas que poderiam estar no barco, mas que acabaram sendo localizadas. Agora, estamos procurando quem realmente não foi encontrado e a família tem certeza que estava no local", disse ao G1 o secretário municipal de Meio Ambiente, Daniel Guedes, que também é coordenador da Defesa Civil. De acordo com ele, não há prazo para a finalização dos trabalhos de busca. "A área de trabalho é muito extensa e ainda existe a possibilidade dos corpos boiarem ou pescadores acabarem encontrando mais vítimas."

Embarcação apreendida
No momento do acidente, a embarcação estava se deslocando para Manacapuru após uma festa na localidade de Lago Pesqueiro. A Marinha calcula que pelo menos 116 pessoas estivessem a bordo do Comandante Sales. Ainda não há confirmação oficial, pois o barco não tinha lista de passageiros.

No domingo, o Comando do 9º Distrito Naval da Marinha divulgou nota informando que a embarcação não "tem inscrição na Capitania dos Portos". Segundo o texto, o barco "foi abordado pela equipe de inspeção naval da Capitania dos Portos no dia 19 de janeiro, em Manacapuru, tendo sido apreendido por não possuir a documentação exigida, além de estar navegando sem tripulação habilitada".

"Naturalmente, esta embarcação não deveria estar em operação na ocasião do acidente, por estar apreendida. Na ocasião, conforme preconiza uma Norma da Autoridade Marítima, o proprietário foi instado a comparecer à Capitania dos Portos em Manaus, a fim de apresentar sua defesa prévia e a documentação necessária para regularizar a situação da referida embarcação, o que não ocorreu até a presente data", diz a nota.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir