Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 09-05-2008

Joel Santana ironizou jogadores do América
Para o técnico, zagueiro Sebá tem bunda quadrada. Elenco rubro-negro chegou a marcar um churrasco para o dia seguinte à partida de volta
Joel Santana ironizou jogadores do América
Foto: Reprodução

A diretoria do Flamengo elegeu o "imponderável" para explicar a eliminação na Libertadores, os jogadores preferem o caminho do "não era dia" e a torcida se divide entre aqueles que culpam os atletas e dirigentes e os que atribuem a derrota por 3 a 0 para o América-MEX a teorias conspiratórias. Mas a tragédia rubro-negra na competição sul-america começou a se desenhar depois da vitória por 4 a 2, no México.

Para o Flamengo, o segundo jogo havia se transformado num simples amistoso. No vôo de volta ao Brasil, a preocupação geral era o Botafogo, e o ex-treinador rubro-negro não escondia que vencer o América no Maracanã era pule de dez. Para Joel, o argentino Sebá, que já atuou pelo Corinthians, era motivo de piada. "Como pode um zagueiro com a bunda quadrada jogar bola? Ele deve ter um empresário muito bom", disse ele, sem esquecer também do meia Villa. "Nem se agüenta mais em campo. Está muito velho".

Não à toa, Joel Santana adiou sua apresentação à seleção da África do Sul para comandar o time uma última vez, numa noite em que foi homenageado por dirigentes, jogadores e torcida, com direito a placas e a uma camisa personalizada e autografada pelo elenco. E o próprio Joel vivia um clima de festa.

Mas no campo da fantasia, uma delas diz que houve uma discussão na concentração, antes do jogo de volta, por causa de premiação, o que teria motivado atraso na ida ao Maracanã e a "barração" de Fábio Luciano do jogo. Ficção, pura ficção.

De fato, como é noticiado desde momentos antes da partida, o ônibus chegou ao estádio com quase uma hora de atraso, mas isso ocorreu porque o trânsito na Linha Amarela estava caótico, e o motorista resolveu retornar, percorrer novamente a Barra da Tijuca e pegar o Alto da Boa Vista. A manobra enganou até o preparador físico Ronaldo Torres, que seguia a delegação em seu carro particular. Ele se perdeu do ônibus e só conseguiu chegar ao Maracanã com o jogo em andamento. Assim, não comandou o aquecimento, feito às pressas porque a delegação cruzou o portão do estádio 40 minutos antes de a partida começar.

As dúvidas sobre o porquê de Fábio Luciano não ter jogado dominam o imaginário dos incrédulos com uma pura e simples derrota. O jogador deixou o clássico contra o Botafogo queixando-se de uma dor na coxa direita. Fez tratamento na segunda e foi liberado para participar do recreativo na terça. Ao dar entrevista depois do rachão, não reclamou do problema. O fato aumentou a especulação sobre uma "segunda causa" para a ausência do capitão.

No dia seguinte, o médico Marcelo Soares deu uma entrevista às 13h informando que não havia qualquer problema clínico no elenco. Ele não contava que mais tarde Fábio fosse reclamar novamente das dores. Mesmo assim, Joel Santana deu a preleção no hotel contando com o defensor. A única alteração anunciada aos jogadores foi a entrada de Kleberson na vaga de Cristian.

Quando chegou ao estádio, preocupado em perder o capitão para a "garantida" fase de quartas-de-final, o departamento médico rubro-negro resolveu tirá-lo da partida. Joel, que era contrário à idéia, resolveu escalar Leonardo, pois Thiago Sales joga pela esquerda - assim como Ronaldo Angelim - e Rodrigo Arroz não foi inscrito no torneio continental.

Antes do amistoso que virou vexame, até churrasco havia sido marcado

O clima de festa atrapalhou? É até possível que sim. Mas a comissão técnica preocupou-se em preservar os jogadores das noitadas pós-título. Na segunda-feira à tarde eles foram surpreendidos com a notícia de que teriam de estar no hotel às 23h para o início do período de concentração. Souza, que não apareceu no treino de segunda, teve de ser avisado por telefone.

A medida surpreendeu a todos e não foi tão bem recebida. Afinal, no dia anterior o time conquistara o título estadual, e a partida de quarta-feira não era vista como tão importante assim. Tanto que um churrasco para comemorar o bicampeonato carioca já estava marcado para quinta-feira, um dia depois do confronto pela Libertadores, e por causa disso o treino havia sido confirmado para as 10h.

Um fato inédito na Gávea: atividade pela manhã depois de um jogo à noite. No fim das contas, todos se enganaram e agora pagam o preço caro de trocarem a glória de um pódio no domingo pela a saída às escondidas do Maracanã na quarta.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir