Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 10-05-2008

Grêmio derrota o bicampeão São Paulo no Morumbi
Tricolor paulista poupa jogadores pensando na Libertadores. Tricolor gaúcho marca forte e conquista uma vitória importante fora de casa
Grêmio derrota o bicampeão São Paulo no Morumbi
Foto: Agência/VIPCOMM

O São Paulo, atual bicampeão nacional, poupou alguns titulares, entre eles o artilheiro Adriano, pensando na Libertadores. O Grêmio entrou em campo com a cabeça voltada apenas para o Campeonato Brasileiro. E o resultado não poderia ser outro. No duelo dos tricolores, o gaúcho venceu o paulista por 1 a 0, neste sábado, no Morumbi, na estréia das duas equipes na competição. O zagueiro Pereira, de cabeça, fez o único gol da partida (assista ao vídeo do gol gremista).

Na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo enfrenta o Atlético-PR, no próximo domingo, às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba. Antes, no jogo de ida das quartas-de-final da Libertadores, o Tricolor paulista encara o Fluminense, quarta-feira, às 21h45m, no Morumbi. Já o Grêmio, pela competição nacional, terá pela frente o Flamengo, domingo, às 16h, no Olímpico, em Porto Alegre.

Três zagueiros e muita marcação

O São Paulo não contou com quatro titulares no início do jogo. O técnico Muricy Ramalho poupou Adriano, Hernanes e Éder, enquanto Jorge Wagner segue fazendo tratamento médico para se recuperar de uma entorse no joelho direito. Assim, o Tricolor paulista atuou com o volante Zé Luís fazendo a função de terceiro zagueiro, ao lado de Miranda e Alex Silva, enquanto Éder Luís ficou na armação, com Dagoberto e Borges no ataque.

O Grêmio também atuou no 3-5-2. Roger ficou sozinho na armação das jogadas, enquanto Soares e Perea formaram a dupla de ataque. Com tantos jogadores defendendo e marcando firme, a partida ficou amarrada, com poucas chances de gols ao longo do primeiro tempo.

Sem conseguir jogar pelos lados do campo, com Jancarlos e Júnior, o São Paulo abusou das tabelas pelo meio da defesa gaúcha e se deu mal. Já o Grêmio ficou fechadinho na defesa, explorando os contra-ataques puxados por Roger. E foi assim que surgiu a primeira chance de gol, somente aos 29 minutos do primeiro tempo, quando Perea foi lançado, invadiu a área e chutou rasteiro. Rogério Ceni defendeu com muita dificuldade.

Enquanto o São Paulo só levou perigo em cobranças de escanteios de Dagoberto, que quase resultaram em gols olímpicos, o Grêmio chutou mais a gol. Tanto que Perea e Leo mandaram a bola próxima do travessão de Rogério Ceni.

Segundo tempo

No segundo tempo, o São Paulo voltou com Hernanes na vaga do apático Éder Luís. Com isso, Júnior foi jogar no meio-campo, enquanto Richarlyson voltou para a lateral esquerda. Mas, após um falta tola de Alex Silva em Roger, logo aos quatro minutos, Paulo Sérgio fez a cobrança e Pereira, de cabeça, abriu o placar para o Grêmio.

Em seguida, o jogo melhorou. Aos seis minutos, após cruzamento de Richarlyson cruzou e Dagoberto, de cabeça, assustou o goleiro Victor. Aos 12, após cobrança ensaiada de escanteio, Roger cruzou e Pereira, de cabeça, perdeu gol incrível. Aos 15, Muricy Ramalho sacou Júnior, que estava mal na partida, e colocou Sérgio Mota. E o garoto quase empatou o jogo, aos 16, em chute forte, que foi rebatido por Victor. Aos 17, foi a vez de Hernanes assustar o goleiro gremista.

Acuado na defesa, o Grêmio foi pressionado. Preocupado, o técnico Celso Roth reforçou a marcação colocando Rodrigo Mendes na vaga de Soares e Makelele no lugar de Roger. Aos 32, Jancarlos, cobrando falta, quase empatou o jogo para o São Paulo.

Na base do tudo ou nada, o São Paulo se lançou com todo ao ataque. Mas a equipe atacou desordenadamente e abusou dos cruzamentos da área, onde não estavam os grandalhões Adriano e Aloísio. Competente no setor defensivo e valorizando a posse de bola, o Grêmio segurou a vitória. Aos 44, Rogério Ceni quase empatou o jogo, cobrando falta, Aos 45, Jonas chutou e o goleiro são-paulino fez grande defesa.

Ficha do jogo

SíO PAULO 0 x 1 GRÊMIO
Rogério Ceni, Zé Luís, Alex Silva e Miranda; Jancarlos, Fábio Santos, Richarlyson, Éder Luis (Hernanes) e Júnior (Sérgio Mota); Borges e Dagoberto.
Técnico: Muricy Ramalho.

Victor, Leo, Pereira e Rever; Paulo Sérgio, Eduardo Costa, Rafael Carioca, Roger (Makelele) e Hélder; Soares (Rodrigo Mendes) e Perea.
Técnico: Celso Roth.
Gol: Pereira, aos 4 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rogério Ceni e Richarlyson (São Paulo) e Paulo Sérgio, Pereira, Perea, Hélder, Makelele e Eduardo Costa (Grêmio). Público: 7.929 pagantes. Renda: R$ 140.295,00.

Estádio: Morumbi. Data: 10/05/2008. Árbitro: Luís Antônio Silva dos Santos (RJ). Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Jackson Lourenço Massarra dos Santos (RJ).

Grêmio derrota o bicampeão São Paulo dentro do alçapão do Morumbi
Tricolor paulista poupa jogadores pensando na Libertadores. Tricolor gaúcho marca forte e conquista uma vitória importante fora de casa

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir