Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-05-2008

Tanto Obama quanto Hillary derrotariam McCain, diz pesquisa
Republicano recebeu a pior nota dos eleitores em rela��o a economia. Vantagem democrata cresceu desde o m�s de fevereiro.
Tanto Obama quanto Hillary derrotariam McCain, diz pesquisa
Foto: AFP/Reuters

Tanto Barack Obama quanto Hillary Clinton, que disputam a candidatura democrata � Casa Branca, derrotariam o republicano John McCain se as elei��es gerais nos Estados Unidos acontecessem agora, segundo uma pesquisa divulgada neste s�bado (10).

O estudo, elaborado pelo jornal "Los Angeles Times" e pala ag�ncia "Bloomberg", revela um aumento do apoio aos democratas desde fevereiro, quando uma enquete semelhante colocava sua vantagem dentro da margem de erro.

Segundo a nova pesquisa, Obama ganharia 46% dos votos se enfrentasse neste momento McCain, que receberia 40%. Os outros entrevistados declararam n�o ter decidido ou n�o quiseram responder.

A vantagem de Clinton seria um pouco maior, ao obter 47% dos votos, frente aos 38% de McCain.

"Embora tenha havido muita luta entre os dois candidatos democratas, os resultados indicam que os dois democratas ganhariam McCain e isso se deve � fraqueza da economia", disse Susan Pinkus, a diretora de pesquisas do jornal de Los Angeles.

Economia
Os entrevistados deram ao republicano a pior nota entre os tr�s pol�ticos quando avaliaram quem dirigiria melhor a economia do pa�s.

Esse resultado � um grande golpe para McCain, pois a economia � o tema que os entrevistados citaram como o mais importante no momento de votar, sem importar o partido ao qual pertencem, n�vel de renda ou sexo. Hilarry ganhou de Obama nessa parte.

O estudo foi realizado com 1.208 adultos em todo o pa�s antes da ter�a-feira (6), quando ocorreram as prim�rias de Indiana e da Carolina do Norte.

Obama venceu amplamente na Carolina do Norte e perdeu por uma margem muito estreita em Indiana, o que fez com que muitos analistas o considerassem como futuro vencedor do processo de prim�rias do Partido Democrata.

Tanto Obama quanto Hillary derrotariam McCain, diz pesquisa
Republicano recebeu a pior nota dos eleitores em rela��o a economia.
Vantagem democrata cresceu desde o m�s de fevereiro.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir