Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-05-2008

Ponte estaiada sobre o rio Pinheiros abre ao público
Ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira será inaugurada neste sábado, com festa a partir das 11h.
Ponte estaiada sobre o rio Pinheiros abre ao público
Foto: Fernando Donasci/Folha Imagem

Concebida como um novo projeto arquitetônico para a cidade, a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira será inaugurada neste sábado, com festa a partir das 11h. Às 18h o tráfego será completamente liberado na ponte, que liga a marginal Pinheiros à avenida Jornalista Roberto Marinho, no Brooklin, zona sul de São Paulo.

O nome da ponte é uma homenagem do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), a Frias, publisher da Folha, morto em 29 de abril de 2007.

O projeto, de R$ 260 milhões, foi iniciado ainda no governo Marta Suplicy (PT) para ser não somente funcional, mas uma referência arquitetônica.

A obra consiste em estrutura central, de 138 m de altura, onde estão presos os cabos que dão sustentação às duas pistas, de 190 m cada uma e capacidade para 4.000 veículos/hora.

A ponte estaiada sobre o rio Pinheiros cria um corredor exclusivo para automóveis e motos na avenida Roberto Marinho, hoje aberta a todos os veículos.

Com o corredor, o motorista terá a opção de, a partir da marginal Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, prosseguir até o Jabaquara (bairro da zona sul) sem enfrentar o tráfego de ônibus e caminhões.

Em 2010, quando o prolongamento da avenida estiver concluído, será possível chegar até a rodovia dos Imigrantes.

Ponte estaiada sobre o rio Pinheiros abre ao público neste sábado

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir