Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-05-2008

Pesquisa indica que democratas derrotariam McCain
Barack Obama cumprimenta multid�o em com�cio na Universidade de Oregon, em Eugene, Oregon;
Pesquisa indica que democratas derrotariam McCain
Foto: AFP

Qualquer um dos pr�-candidatos democratas � Presid�ncia dos Estados Unidos, Barack Obama e Hillary Clinton, derrotaria o prov�vel candidato republicano John McCain nas elei��es gerais, segundo uma pesquisa divulgada neste s�bado.

Segundo a pesquisa realizada pelo jornal norte-americano "Los Angeles Times" e pela ag�ncia Bloomberg, em um confronto entre Obama e McCain, o democrata receberia 46% dos votos contra 40% do republicano. Outros 9% dos entrevistados se declararam indecisos.

A vantagem de Hillary sobre o republicano McCain � ainda maior, 47% dos eleitores entrevistados escolheram a ex-primeira-dama contra apenas 38% que preferiram McCain. Outros 11% se declararam indecisos.

Veja �ntegra da reportagem, em ingl�s

A pesquisa revela um aumento do apoio dos democratas desde fevereiro, quando uma sondagem similar indicava a vit�ria de McCain sobre Hillary pr 6 pontos percentuais e sobre Obama por 2 pontos percentuais, resultado dentro da margem de erro da pesquisa.

"Mesmo que tenha havido muita luta entre os democratas, os resultados apontam que eles ganhariam de McCain e isso se deve a debilidade da economia", afirma Susan Pinkus, diretora de pesquisas do jornal, referindo-se � crise econ�mica que afeta a economia do pa�s e � associada diretamente � atual Presid�ncia republicana.

Os entrevistados deram a McCain a pior nota entre os tr�s principais candidatos para as elei��es quando avaliaram quem dirigiria melhor a economia do pa�s.

Este resultado � uma grande desvantagem para McCain, j� que a economia j� foi identificada por diversas pesquisas, incluindo a do "Los Angeles Times", como o principal tema de preocupa��o dos eleitores norte-americanos, superando at� mesmo a Guerra no Iraque, que impulsionou a candidatura do presidente George W. Bush � reelei��o, em 2004.

Entre os eleitores ouvidos pelo "Los Angeles Times", entre os 78% dos eleitores que disseram acreditar que a economia entrou em recess�o, 52% votariam em Obama e apenas 32% escolheriam McCain. J� na disputa entre Hillary e McCain, os dois candidatos t�m resultados quase id�nticos.

A pesquisa ouviu 2.208 adultos em todo o pa�s, dos dias 1� a 8 de maio e tem uma margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.

Pesquisa indica que democratas derrotariam McCain nas elei��es gerais

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir