Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 12-05-2008

China fala em mais de 3 mil mortos em terremoto
Um terremoto de 7,8 graus da escala Richter nesta segunda abalou o sudoeste da China. Escola desaba e 900 estudantes ficam soterrados.
China fala em mais de 3 mil mortos em terremoto
Foto: Xinhua/Chen Xie/Reuters

O terremoto de 7,8 graus pela escala Richter que abalou a China nesta segunda-feira (12) matou de 3 mil a 5 mil pessoas e estima-se que 10 mil pessoas estejam feridas, segundo informa��es da ag�ncia estatal chinesa de not�cias "Xinhua".

Antes, a informa��o dava que o tremor deixara pelo menos 107 mortos e 34 feridos no sudoeste da China.

Um hospital e cinco escolas desabaram. Em uma delas, 900 estudantes ficaram sob os escombros e a equipe de resgate trabalha na regi�o para tentar encontrar sobreviventes. N�o foi informado se entre os mortos est�o os jovens das escolas.

"Desastre"
O primeiro-ministro chin�s, Wen Jibao, descreveu o potente terremoto que sacudiu o sudoeste do pa�s como um "desastre" e pediu "calma e valor" � popula��o.

"Diante do desastre, o mais importante � a calma, a confian�a, o valor e uma dire��o forte", afirmou o chefe de governo no avi�o que o levava a Sichuan, a prov�ncia do sudoeste onde foi registrado nesta segunda-feira (12) um terremoto de 7,8 graus na escala Richter, segundo o canal CCTV.

Wen disse ainda que o governo central pediu aos governos locais e provinciais que coordenem as tarefas de resgate.

Desabamentos
Dezenas de edif�cios desabaram e o Ex�rcito foi enviado para ajudar nas tarefas de resgate. Na regi�o aut�noma de Beichuan Qiang, 80% dos pr�dios ca�ram ou racharam, informou a ag�ncia "Xinhua".

O epicentro do tremor, registrado �s 14h30 locais (3h30 de Bras�lia), foi localizado a 93 km ao noroeste de Chengdu, capital da prov�ncia Sichuan e onde vivem mais de 10 milh�es de pessoas, segundo o Instituto Nacional de Geof�sica dos Estados Unidos (USGS).

Mais tarde a ag�ncia informou que o n�mero de mortos pode subir, j� que as equipes de resgate est�o fazendo contato com �reas cujas estradas e linhas de telefone tinham sido afetadas.

Uma autoridade do �rg�o sismol�gico disse que as linhas telef�nicas de condado de Wenchuan, em Sichuan --o epicentro do terremoto--, foram completamente cortadas e houve relatos de danos a pr�dios em condados vizinhos.

O presidente Hu Jintato ordenou um "esfor�o geral" para resgatar as pessoas afetadas pelo terremoto, informou a "Xinhua".

Tremor na �sia
O tremor foi sentido at� em Bangcoc, capital da Tail�ndia, que fica a cerca 3.300 quil�metros de dist�ncia. L�, os pr�dios balan�aram por v�rios minutos.

Na cidade de Wuhan, as pessoas correram para as ruas e pelo menos um pr�dio caiu, segundo um estudante universit�rio. "Todos os pr�dios balan�avam para frente e para tr�s", disse ele, por telefone para a ag�ncia de not�cias "Reuters".

"Sentimos um tremor cont�nuo por cerca de dois ou tr�s minutos", disse o funcion�rio de um escrit�rio. "Todas as pessoas correram para baixo. Ainda sentimos leves tremores."

Um empregado de um jornal local de Mianyang disse que houve v�rios terremotos. A USGS, ag�ncia sismol�gica norte-americana, disse que houve um impacto posterior de magnitude 6 �s 3h43 quase no mesmo local e outro �s 4h34, de magnitude 5,4.

A torre Jinmao, em Xangai, foi esvaziada, assim como os demais pr�dios mais altos da China, durante o terremoto e os tremores que o seguiram. Os trabalhadores puderam voltar mais tarde.

China fala em mais de 3 mil mortos em terremoto e admite "desastre"
Um terremoto de 7,8 graus da escala Richter nesta segunda abalou o sudoeste da China.
Escola desaba e 900 estudantes ficam soterrados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir