Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 12-05-2008

Avião dos EUA com ajuda humanitária chega a Mianmar
Hércules C-130 leva ajuda para cerca de dois milhões de afetados por ciclone. Número de mortos após a passagem do Nargis subiu para 28.458.
Avião dos EUA com ajuda humanitária chega a Mianmar
Foto: AP

Um avião militar norte-americano aterrisou na maior cidade de Mianmar, Yangun, depois de uma semana de delicadas negociações com o governo militar local.

O Hércules C-130 leva ajuda para dois milhões de pessoas que sofrem com a falta de água potável e comida.

Autoridades americanas pediram à junta militar que permita o pouso de mais aviões e a presença de voluntários para socorrer as vítimas e entregar ajuda nas regiões afastadas do delta do rio Irrawaddy, a zona mais castigada pelo ciclone.

Número de mortos
Neste domingo (11), a TV estatal informou que chegou a 28.458 o número oficial de mortos pelo ciclone Nargis. Segundo os dados, há 33.416 pessoas desaparecidas, o que pode mais do que duplicar o número total de mortos.

A curta transmissão não deu detalhes e acrescentou que apenas 1.403 pessoas ficaram feridas pela passagem do ciclone em 2 de maio.

O Nargis foi o ciclone mais devastador na Ásia desde 1991, quando uma tempestade matou 143 mil pessoas em Bangladesh. Autoridades norte-americanas em Mianmar chegaram a informar no meio da semana terem recebido a informação de que poderia haver mais de 100 mil mortes na área do delta.

A passagem do ciclone há uma semana causou a queda de alguns prédios do centro de Yangun e deixou Mianmar incomunicável com o exterior devido a avarias no sistema de telecomunicações. Segundo dados da CIA, a população do país é de 47,7 milhões.

Avião dos EUA com ajuda humanitária chega a Mianmar
Hércules C-130 leva ajuda para cerca de dois milhões de afetados por ciclone.
Número de mortos após a passagem do Nargis subiu para 28.458.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir