Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-05-2008

Polícia prende suspeito de incendiar moradores de rua no Rio
Crianças observam local onde moradores de rua foram queimados, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro
Polícia prende suspeito de incendiar moradores de rua no Rio
Foto: Rafael Andrade/Folha Imagem

colaboração para a Folha Online

A polícia prendeu na tarde deste domingo o suspeito de queimar dois moradores de rua durante a madrugada sob o viaduto dos Marinheiros, na praça da Bandeira, zona norte do Rio.

Segundo a Polícia Civil do Rio, Paulo Roberto de Oliveira Ribeiro, o "Dupira", de 19 anos, foi encontrado com uma bolsa cheia de espuma inflamável e fósforos.

A polícia informou que testemunhas declararam ter visto o suspeito ameaçar o grupo de moradores de rua diversas vezes. Nesta madrugada, após uma briga, ele teria ateado fogo no abrigo.

O local era habitado por cerca de oito pessoas, mas apenas não conseguiram fugir: uma jovem de 16 anos, que morreu na hora, e Wellington Alves, 17, que foi socorrido a tempo e encaminhado para o Hospital Souza Aguiar.

Segundo os médicos, ele teve grande parte do corpo tomada por queimaduras profundas e está em estado grave.

De acordo com o portal de notícias G1, o marido da jovem morta confirmou que ela estava grávida de um mês. A polícia, no entanto, não pode assegurar a informação devido à carbonização do corpo da vítima.

Em nota divulgada hoje, a Polícia Civil informa que o acusado será apresentado à imprensa na tarde de hoje.

Outros casos

Na última quinta-feira (8) foram divulgadas pela Polícia Civil imagens de um morador de rua sendo espancado por três jovens não identificados na calçada da rua Debret (centro), em frente à lateral do prédio da Procuradoria no Rio.

As imagens, do circuito de câmeras do Ministério Público Federal, mostram os garotos agredindo o morador com um pedaço de pau. A vítima dormia na hora e não pôde se defender.

Já em Vitória (ES), três moradores de rua foram mortos a tiros. Segundo a Polícia Civil, eles foram atacados enquanto dormiam sob a marquise de um prédio comercial no bairro Horto.

Para a prefeitura da capital capixaba e para a Polícia Civil, os crimes podem ter sido um ato de "limpeza social" praticado por pessoas insatisfeitas com a presença das vítimas.

Foram mortos os mendigos Ercílio Novaes, 64, e João Alves Filho, 48, ex-técnico de enfermagem, e um catador de recicláveis identificado apenas como Adilson. Alves Filho chegou a acordar durante o ataque, mas foi atingido por quatro tiros e morreu no local. Ao todo, seis moradores de rua dormiam no local no momento do crime -- um casal e outro homem conseguiram fugir. Ao menos uma testemunha teria presenciado o crime.

Polícia prende suspeito de incendiar moradores de rua no Rio

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir