Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-05-2008

Evo Morales convoca referendo sobre governo na Bolívia
Data escolhida para votação é dia 10 de agosto. Bolivianos vão revogar ou ratificar mandato do presidente e dos governadores.
Evo Morales convoca referendo sobre governo na Bolívia
Foto: AFP/AFP

O presidente da Bolívia, Evo Morales, convocou para 10 de agosto um referendo para revogar ou ratificar seu mandato, o de seu vice-presidente e o dos governadores regionais, ao promulgar nesta segunda-feira (12) uma lei relativa a essa consulta.

A assinatura da legislação foi feita horas antes de o presidente se reunir com os governadores, a maioria contrária a seu plano de nova Constituição e a favor do processos de autonomia.

"Pela primeira vez em toda a história boliviana, que o povo boliviano não tenha apenas direito de escolher, mas também de revogar se as autoridades não servem ou não prestam serviço ao povo", disse o presidente ao promulgar a lei e pedir a todos os organismos internacionais que enviem observadores à consulta.

O presidente pediu também que a Corte Nacional Eleitoral garanta a "transparência" do referendo, e afirmou que o processo será "totalmente aberto", para que observadores da comunidade internacional possam "participar ativamente".

Reuters e Efe contribuíram para este texto

Evo Morales convoca referendo sobre governo na Bolívia para agosto
Data escolhida para votação é dia 10 de agosto.
Bolivianos vão revogar ou ratificar mandato do presidente e dos governadores.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir