Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 13-05-2008

Número de mortos em terremoto na China chega a quase 12 mil
Um terremoto de 7,8 graus abalou a região central do país nesta segunda-feira (12)
Número de mortos em terremoto na China chega a quase 12 mil
Foto: Xinhua/Liu Hai/Reuters

O terremoto de 7,8 graus pela escala Richter que abalou a China na segunda-feira (12) já deixou 11.921 mortos. A informação foi dada à agência oficial chinesa, Xinhua, por Wang Zhenyao, diretor do Ministério de Assuntos Civis.

As autoridades chinesas dizem que a nova cifra é resultado de buscas realizadas durante a noite e a madrugada na província de Sichuan, na região central da China -local do epicentro do tremor. Há pelo menos 10 mil feridos em todo o país.

O epicentro do tremor foi localizado a 93 km ao noroeste de Chengdu, capital da província de Sichuan, na região central da China. Mas há relatos de que o tremor também foi sentido nas províncias de Gansu (noroeste), Yunnan (sul) e em Chongqing (sudoeste).

Um hospital e cinco escolas desabaram. Em uma delas, 900 estudantes ficaram sob os escombros. Equipes de resgate trabalham na região para tentar encontrar sobreviventes.

Ainda não há informações sobre a presença de brasileiros na área atingida pelo terremoto.

Desastre
O primeiro-ministro chinês, Wen Jibao, descreveu o potente terremoto que sacudiu o sudoeste do país como um "desastre" e pediu "calma" à população. Jiabao declarou que a situação no sudoeste da China é mais séria que o estimado depois do terremoto que assolou a região nesta segunda-feira (12).

"A situação é pior do que o estimado previamente, e precisamos de mais gente aqui para ajudar", disse Wen, no centro dos serviços de emergência chineses em Dujiangyan, a 100 km do epicentro do terremoto.

"Diante do desastre, o mais importante é a calma, a confiança, o valor e uma direção forte", afirmou o chefe de governo no avião que o levava a Sichuan, a província do sudoeste onde foi registrado o terremoto, segundo o canal de TV chinês CCTV.

Número de mortos em terremoto na China chega a quase 12 mil. Um terremoto de 7,8 graus abalou a região central do país nesta segunda-feira (12).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir