Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 13-05-2008

China soma 12 mil mortos e mais de 18 mil soterrados
Informa��o � da ag�ncia oficial de not�cias do pa�s
China soma 12 mil mortos e mais de 18 mil soterrados
Foto: Reuters

A China afirmou nesta ter�a-feira (13) que 18.645 pessoas est�o soterradas por destro�os na cidade de Mianyang ap�s o terremoto que abalou o pa�s, segundo informou a ag�ncia de not�cias "Xinhua". Na mesma regi�o j� foram contabilizados 3.629 mortos.

Em todo o pa�s, o n�mero de mortes j� est� aproximadamente em 12 mil, mas devido aos soterrados a tend�ncia � que aumente a quantidade de v�timas.

O governo chin�s disse nesta ter�a que n�o foram registrados v�timas estrangeiras.

Brasileiro no terremoto
O terremoto de 7,8 graus pela escala Richter que abalou a China na segunda-feira (12) j� deixou 11.921 mortos, segundo Wang Zhenyao, diretor do Minist�rio de Assuntos Civis.

As autoridades chinesas dizem que a nova cifra � resultado de buscas realizadas durante a noite e a madrugada na prov�ncia de Sichuan, na regi�o central da China -local do epicentro do tremor. H� pelo menos 10 mil feridos em todo o pa�s.

O epicentro do tremor foi localizado a 93 km ao noroeste de Chengdu, capital da prov�ncia de Sichuan, na regi�o central da China. Mas h� relatos de que o tremor tamb�m foi sentido nas prov�ncias de Gansu (noroeste), Yunnan (sul) e em Chongqing (sudoeste).

J� passava das 4h da manh� desta ter�a-feira (13), mais de 12 horas depois dos terremotos que sacudiram a China, quando o jogador de futebol brasileiro Renan Marques finalmente voltou para sua casa, em Chengdu. Ele, que � jogador do Sichuan Futebol Clube, e vive em Chengdu, a 93 km do epicentro dos terremotos, tinha passado a noite inteira acordado em um abrigo improvisado ao lado da sua casa, com medo de novos tremores de terra.

"A todo momento eles d�o not�cias diferentes, ningu�m sabe exatamente o que est� acontecendo. Primeiro disseram que ia voltar a tremer. Nenhuma informa��o � confirmada. O pessoal est� todo na rua. Vim para casa, mas estou com tudo pronto para correr daqui se alguma coisa acontecer", contou ao G1.

Segundo Marques, sua situa��o � a mesma de quase todas as pessoas da cidade, que foi uma das mais atingidas pelo terremoto, que fez uma escola desabar. "Estou com as pessoas que conhe�o em um campo de futebol aqui do lado de casa. Todo mundo est� dormindo na rua, dentro de carros. Ningu�m est� voltando para casa."

China soma 12 mil mortos e mais de 18 mil soterrados. Informa��o � da ag�ncia oficial de not�cias do pa�s.

Fonte:

 

Por:  Felipe Campos    |      Imprimir