Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-05-2008

Mianmar mantém determinação de controlar a ajuda estrangeira
Voluntário da Cruz Vermelha entrega arroz em abrigo para desabrigados pelo ciclone Nargis, em Yangon, Mianmar
Mianmar mantém determinação de controlar a ajuda estrangeira
Foto: Cruz e Crescente Vermelha Internacional / Reuters

YANGUN, 13 Mai 2008 (AFP) - Mianmar agradeceu nesta terça-feira aos Estados Unidos o envio do primeiro avião com ajuda, que pousou na segunda-feira em Yangn, para as vítimas do ciclone Nargis, mas reafirmou que não permitirá a entrada de muitos voluntários, 11 dias após a tragédia.

As necessidades de centenas de milhares de sobreviventes de uma das piores catástrofes naturais dos últimos anos "foram supridas em grande parte", afirmou o vice-almirante Soe Thein, alto conselheiro da junta que governa Mianmar desde 1962, ao jornal governamental New Light of Myanmar.

Estados Unidos e ONU pediram na segunda-feira ao regime birmanês que atue rapidamente nas áreas afetadas para evitar mais mortes e facilitar a ajuda internacional, cuja distribuição o regime militar pretende controlar.

"As missões de emergência precisam de muito material e dinheiro, mas até agora a nação não precisa de trabalhadores humanitários especializados", disse Soe Thein.

Quase 50 pessoas ligadas à ONU e ONGs permanecem esperando o visto do governo birmanês para entrar no país.

O ciclone Nargis provocou 31.938 mortes e deixou 29.770 desaparecidos, segundo um balanço oficial birmanês. Fontes diplomáticas mencionam mais de 100.000 mortes.

Mianmar mantém determinação de controlar a ajuda estrangeira

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir