Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-05-2008

Lula lamenta decisão de Marina Silva, diz Aécio
Segundo assessoria de Marina, pedido de demissão seria em caráter irrevogável.
Lula lamenta decisão de Marina Silva, diz Aécio
Foto: www.g1.com.br

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB-MG) disse que o presidente Luis Inácio Lula da Silva "lamenta" a saída da ministra Marina Silva do governo. Ela entregou a carta de demissão, em caráter irrevogável, segundo a assessoria, nesta terça-feira (13).

"O presidente Lula lamenta a perda [da Marina]. O sentimento é de lamento, até pela relação pessoal que ele registrou ter com a ministra Marina", disse Aécio após encontro com Lula no Palácio do Planalto.

"Ele comentou que estaria perdendo uma grande auxiliar. A ministra Marina, não apenas para o governo, mas para o país, é um símbolo da persistência, da luta ambiental, uma referência importante inclusive fora do Brasil," completou o governador.

Reconsidere
A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), conversou nesta terça com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, e afirmou que não é definitiva a decisão da ministra Marina Silva (Meio Ambiente) de deixar a pasta.

"O Múcio me disse que a carta dela foi entregue, mas que eles estão tentando fazer com que ela reconsidere a decisão. O presidente ainda não aceitou a renúncia", afirmou a senadora.

De acordo com Ideli, toda a bancada do PT foi pega de surpresa com a decisão da ministra, que voltará ao Senado. Ideli disse esperar que Marina recue e permaneça no cargo, onde está desde 2003.

Marina teria ligado apenas para os senadores Siba Machado (PT-AC) e Tião Viana (PT-AC) para comunicar a decisão. Ambos afirmam não saber o motivo e que conversarão com Marina ainda nesta terça-feira. "Ela me ligou, disse que chegou a hora dela sair do governo e ficamos de conversar depois", disse Viana.

O senador Sibá Machado (PT-AC) afirmou que sabia do pedido de demissão da ministra Marina Silva. Ele é suplente da ministra e ocupa o cargo desde 2003, quando ela foi escalada para a pasta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Suplente
Sibá afirmou que foi comunicado pela própria ministra por volta das 13h30 desta terça. Ele não quis revelar o motivo que teria levado Marina a sair do governo, ressaltou apenas ser um "motivo justo".

O senador perderá o mandato com a volta de Marina ao Congresso e diz pretender retomar seu mestrado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade Federal do Acre.

Saída
A ministra do Meio Ambiente entregou a carta de demissão nesta terça. Segundo a assessoria da ministra, o pedido é em caráter irrevogável. O Planalto ainda não confirmou que recebeu o pedido da ministra.

A assessoria de imprensa da ministra disse ao G1 que foi pega de surpresa pela decisão de Marina de sair do governo e não saberia dar os motivos que a levaram ao pedido de demissão. A carta de demissão entregue nesta terça ainda não foi divulgada.

Biografia
Marina Silva filiou-se ao PT em 1985. Participou das Comunidades Eclesiais de Base, de movimentos de bairro e do movimento dos seringueiros. Em 1984 foi fundadora da CUT no Acre. Chico Mendes foi o primeiro coordenador da entidade e Marina, a vice-coordenadora.

Nas eleições municipais de 88 foi eleita vereadora por Rio Branco. Em 1990 foi eleita deputada estadual. Foi eleita pela primeira vez para o Senado em 1994, pelo PT do Acre. Em 2002 foi reeleita.

Foi designada Ministra de Estado do Meio Ambiente pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva e tomou posse em 1º de janeiro de 2003.

No Senado Federal, é vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais e membro titular da Comissão de Educação. Foi vice-presidente da Comissão Especial do Congresso de Combate à Pobreza, criada por proposta de sua autoria. Foi líder da bancada do PT e Bloco de Oposição no ano de 1999.

Lula lamenta decisão de Marina Silva, diz Aécio
Segundo assessoria de Marina, pedido de demissão seria em caráter irrevogável.
Governador de Minas Gerais teve encontro com presidente no Planalto nesta terça.

Fonte: Mirella D Elia e Eduardo Bresciani

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir