Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-05-2008

Bush chega em Israel pouco otimista sobre acordo de paz
Presidente dos EUA disse que tem uma alian�a duradoura com Israel
Bush chega em Israel pouco otimista sobre acordo de paz
Foto: Ariel Schalit/AP

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, destacou nesta quarta-feira (14) os firmes v�nculos de seu pa�s com Israel e sua confian�a no futuro, depois de desembarcar em Tel Aviv para as celebra��es dos 60 anos do Estado hebreu e com a meta de estimular um acordo de paz.

Pelo calend�rio judaico, a independ�ncia foi comemorada no �ltimo dia 8. Pelo calend�rio crist�o, a data � esta quarta-feira, 14 de maio.

"Consideramos a Terra Santa um lugar muito especial e aos israelenses como nossos amigos pr�ximos", disse Bush em uma declara��o curta, conclu�da com um "shalom" (paz em hebreu), ao fim da cerim�nia de recep��o no aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv.

Ao comentar a rela��o entre os dois pa�ses, seu compromisso pela democracia e a "alian�a duradoura contra os terroristas e os tiranos", Bush disse que "os americanos e os israelenses podem estar orgulhosos de seu passado".

"O melhor meio de honrar nossos fundadores � seguir a obra que come�aram", afirmou.
Antes de desembarcar no pa�s do Oriente M�dio, por�m, Bush afirmou para a BBC de que sabe ser bem complicado um acordo de paz de Israel com os palestinos.

"Creio que podemos conseguir (um acordo de paz antes que eu deixe o cargo, em janeiro do ano que vem). "Vamos trabalhar duro para isso. Veja bem, eu entendo que � dif�cil", disse ele, completando a frase anterior da secret�ria de Estado americana, Condoleezza Rice, que disse que o acordo "pode ser improv�vel, mas n�o imposs�vel".

Nove deputados que representam a comunidade �rabe, que re�ne os descendentes dos 160 mil palestinos que ficaram sem suas terras ap�s a cria��o do Estado de Israel, anunciaram que boicotar�o o discurso que Bush far� na Knesset (Parlamento israelense) nesta quinta-feira (15).

Bush chega em Israel pouco otimista sobre acordo de paz. Presidente dos EUA disse que tem uma alian�a duradoura com Israel.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir