Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 14-05-2008

Em ano de calvário, Timão chega à semi da Copa do Brasil
Corinthians despachou o São Caetano com nova vitória e aguarda agora vencedor de Botafogo x Atlético-MG, que acontece nesta quarta-feira
Em ano de calvário, Timão chega à semi da Copa do Brasil
Foto: http://globoesporte.globo.com

O Corinthians está na Série B? Sim, está. Mas está também na semifinal da Copa do Brasil e a quatro jogos de uma vaga na Taça Libertadores . Na noite desta terça-feira, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, o Timão fez 3 a 1 no São Caetano e consolidou sua ascensão no torneio com uma vaga entre os quatro melhores.

A equipe do Parque São Jorge já havia levado a melhor no jogo de ida, no estádio do Morumbi, com uma vitória por 2 a 1 - dois gols marcados pelo argentino Herrera. Na partida desta noite, os heróis foram do setor defensivo, que estava em baixa: o zagueiro Chicão, o lateral-esquerdo André Santos (assista ao gol no vídeo acima!) e o atacante Acosta. O gol de honra do Azulão foi marcado por Tuta, aos 44 minutos do segundo tempo, após uma falha do goleiro Felipe.

Depois de passar com facilidade pela primeira e segunda fases da Copa do Brasil, respectivamente contra Barras-PI e Fortaleza, o Corinthians foi praticamente dado como "morto" ao perder a partida de ida das oitavas-de-final para o Goiás por 3 a 1. No entanto, uma goleada por 4 a 0 no Morumbi reanimou o clube.

Com moral elevado, o Timão não teve também muitos problemas para passar pelo São Caetano, que historicamente é seu carrasco. Agora, em 22 jogos, são 12 vitórias do Azulão, três empates e sete triunfos corintianos. Mas o que prevaleveu desta vez foi o histórico positivo do Corinthians contra rivais estaduais no torneio.

Essa foi a terceira vez que o clube do Parque São Jorge encarou um time do seu estado no mata-mata da Copa do Brasil. Nas outras duas, o Alvinegro também se deu bem. Foi assim contra a Ponte Preta em 2001 e ante o São Paulo em 2002. Os dois confrontos aconteceram em semifinais, mas a equipe foi campeã só em 2002.

O adversário do Timão na semifinal de 2008 sai do duelo entre Botafogo x Atlético-MG , que acontece nesta quarta-feira à noite. No primeiro jogo, em Belo Horizonte, empate por 0 a 0. As partidas acontecerão na semana que vem e na outra, mas os mandos de campo só serão definidos em sorteio na CBF na quinta-feira.

Pela Série B do Brasileiro, Corinthians e São Caetano voltam a campo no próximo sábado. O Timão encara o Gama, na Boca do Jacaré, no Distrito Federal, enquanto a equipe do ABC visita o CRB, no Rei Pelé, em Maceió. Os dois jogos serão às 16h.

Soberano, Timão aumenta vantagem
O São Caetano é que precisava ganhar, mas foi o Corinthians que tomou a iniciativa do jogo. Com forte marcação na saída de bola adversária, o Timão não deu espaço ao adversário. Melhor ainda: teve ótima chance de abrir o placar aos 8 minutos, após duas demonstrações de raça do atacante Herrera.

Em lance praticamente perdido na lateral direita, o argentino conseguiu recuperar a bola e tocar para Lulinha. O jovem tentou cruzar, mas a bola ia cair nos pés do zagueiro do Azulão não fosse um carrinho de Herrera. Diogo Rincón, então, dominou, driblou um marcador e perdeu gol incrível ao chutar para fora.

O Timão voltou a levar real perigo de gol ao São Caetano aos 26 minutos. Carlos Alberto avançou pela direita e rolou para Lulinha, que bateu de primeira e viu o goleiro Luiz desviar. Na segunda cobrança do tiro de canto, André Santos mandou para a área, Chicão desviou de coxa e abriu o placar em Ribeirão Preto.

A vantagem no placar deu ainda mais tranquilidade ao Corinthians na partida. Afinal, o São Caetano passava a ter a obrigação de fazer três gols para avançar de fase ou então dois para levar a decisão da vaga para os pênaltis.

Classificação consolidada e festa em Ribeirão

Para a etapa final, o técnico Pintado tentou deixar o São Caetano mais ofensivo. Tirou Tobi, que estava improvisado de zagueiro, e colocou o estreante Rosembrick. Mas o Corinthians não deu tempo para o Azulão testar sua nova formação. Logo aos cinco minutos, o Timão aumentou sua vantagem no placar.

Em cobrança de falta, o lateral-esquerdo André Santos acertou belo chute no canto direito de Luiz. A bola ainda bateu na trave antes de entrar. O gol acabou com as chances de reação do time do ABC, que depois disso perdeu a chance de levar a decisão para os pênaltis. Pior: precisaria de quatro gols para classificar.

Com esse gol marcado, André Santos chegou a nove gols e empatou na artilharia do time na temporada com os atacantes Herrera e Dentinho.

Assim que tomou o segundo gol, o São Caetano morreu de vez no jogo e mal aparecia em seu campo de ataque. Para conseguir a classificação, o Azulão precisava de um milagre: marcar quatro gols. Enquanto isso, o Corinthians seguia sobrando dentro de campo.

Aos 38 minutos, Acosta, que havia acabado de entrar no jogo no lugar de Diogo Rincón, ampliou o placar para o Timão, com um bonito gol. Herrera arrancou pelo lado direito, deixou a marcação para trás e cruzou para o companheiro uruguaio mandar para o fundo da rede.

Com o jogo já decidido, o São Caetano diminuiu o placar com Tuta. Cara a cara com o goleiro Felipe, o atacante do Azulão chutou em cima do arqueiro corintiano que se atrapalhou todo e acabou engolindo um frango. Mas nada que tirasse o bom humor da torcida corintiana, que logo após o gol passou a gritar "eliminado" com a boca cheia das arquibancadas de Ribeirão Preto.

Ficha do jogo

SíO CAETANO 1 x 3 CORINTHIANS
Luiz; Lino, Tobi (Caiuby) e Leonardo; Daniel, Galiardo, Hernani (Rosembrick), Rafinha e Rodrigo Ninja (Andrezinho); Vandinho e Tuta.
Técnico: Pintado

Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Fabinho (W.Saci), Eduardo Ramos, Lulinha (Nilton) e Diogo Rincón (Acosta); Dentinho e Herrera
Técnico: Mano Menezes

Gols: Chicão, aos 27 minutos do primeiro tempo; André Santos, aos 5, Acosta, aos 38, e Tuta, aos 44 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Rodrigo Ninja (São Caetano) e Chicão, Eduardo Ramos, William, Dentinho, André Santos e Fabinho (Corinthians)

Público: 21.437 pagantes

Renda: R$ 613.265

Estádio: Santa Cruz.Data: 13/05/2008. Árbitro: José Henrique de Carvalho (Fifa-SP). Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Nilson de Souza Monção (SP)

Em ano de calvário, Timão chega à semi da Copa do Brasil
Corinthians despachou o São Caetano com nova vitória e aguarda agora vencedor de Botafogo x Atlético-MG, que acontece nesta quarta-feira

Fonte: Leandro Canônico
http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir