Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-05-2008

Reação a piada com gordinhos derruba campanha na web
Vídeo viral no estilo pegadinha compara homens fora de forma com outdoors ambulante
Reação a piada com gordinhos derruba campanha na web
Foto: Reprodução

Uma campanha de marketing viral da academia de ginástica Cia. Athletica ganhou a antipatia dos internautas por fazer uma brincadeira considerada de mau gosto com os gordinhos. No vídeo de 2 minutos e 23 segundos criado pela agência DM9DDB, dois fiscais comparam homens fora de forma com outdoors ambulantes. Como a propaganda de rua está proibida na cidade, esses "fiscais de mídia exterior" afirmam que vão aplicar multa de R$ 340 aos gordinhos.

Todos os homens abordados nesse vídeo da campanha "Fora de Forma" vestem camisetas com logotipos. Em uma ocasião, o fiscal diz que se o gordinho tirar a camiseta, pode se livrar da multa, pois deixará de ser um outdoor.

Em comunicado ao G1, a agência afirmou que a intenção da peça foi usar o formato "pegadinha", consagrado por programas de TV. A idéia era fazer com que esse conteúdo se tornasse popular com a ajuda dos próprios usuários da web, que repassariam o link para seus amigos – daí o termo "viral". Devido à rejeição, não foi isso o que aconteceu: o vídeo aparece no YouTube descrito como "viral de péssimo gosto" e em alguns blogs que fazem críticas duras à campanha.

"Infelizmente, ao se propagar na internet, o vídeo foi considerado ofensivo por algumas pessoas -- mas jamais foi nossa intenção causar qualquer tipo de constrangimento. Lamentamos o ocorrido e pedimos desculpas a todos os que por ventura tenham se sentido ofendidos", continua o comunicado enviado ao G1.

Rejeição
A idéia não agradou os internautas e gera polêmica nos blogs desde o início do mês. "Transformar um preconceito em [marketing] viral foi um tanto arriscado. Se a intenção era fazer todos rirem, isso não aconteceu. Se foi para criar polêmica, o objetivo foi alcançado", escreveu Cindye Pereira, comentando um post do Prior blogando sobre o caso. Rodrigo Prior, autor da página, questiona: "será que o ‘falem bem ou mal, mas falem de mim’ é um bom negócio quando a grande e esmagadora maioria dos comentários são negativos?"

Nesse mesmo blog, um leitor diz considerar a peça uma tremenda falta de respeito. "Como bom gordo que sou, faz muito tempo que não admito ser ridicularizado por tal característica e muitas pessoas compreendem isso", escreveu Tagliati. Para o autor do blog Catupiry Fatiado, "é ridículo fazer piada e achar que isso é marketing de guerrilha. Pegou mal para todos da DM9, Cia. Athletica e para os outdoors ambulantes do vídeo".

Com o título de "preconceito pouco é bobagem", o blogueiro Rodrigo Alexandre Coelho escreveu no Nova Mídia – Novo Marketing que abominou o conteúdo. "Achei de péssimo gosto a ação. Os publicitários responsáveis e a academia perderam completamente o senso do que é uma boa campanha publicitária e, pior, do que é o respeito ao outro." Nos comentários, os leitores fazem coro. "Ninguém tem o direito de ridicularizar alguém, nem mesmo por brincadeira, e ainda por cima para divulgar uma marca", escreveu Átila.

Fique em forma
No final do vídeo que dá falsas multas a cinco gordinhos, o internauta vê a mensagem "fique em forma", seguida do logotipo da Cia. Athletica. O início da filmagem tem um texto explicativo, para justificar a ação dos falsos fiscais. "Em 2006, uma lei da prefeitura proibiu expressamente toda mídia exterior -- propaganda de rua -- na cidade de São Paulo. A medida mudou completamente o visual da cidade e causou grande polêmica, sendo motivo de debates acalorados por parte de toda a sociedade."

O site da DM9DDB diz que a Cia. Athletica é cliente desde abril de 2003, realizando trabalhos de mídia impressa e eletrônica com uma abordagem atípica dentro das academias. "O uso de modelos famosas ou de promessas de beleza foi trocado pelo uso do humor, que está obrigatoriamente presente em todas as peças", diz o site da agência. Pela reação dos internautas, no entanto, a estratégia do humor não foi bem aceita dessa vez.

Reação a piada com gordinhos derruba campanha na web. Vídeo viral no estilo pegadinha compara homens fora de forma com outdoors ambulante.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir