Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-05-2008

Carlos Minc será o novo ministro do Meio Ambiente
Secretário do Meio Ambiente do Rio está em Paris e vai substituir Marina Silva. Ela pediu demissão na terça-feira alegando dificuldades dentro do governo
Carlos Minc será o novo ministro do Meio Ambiente
Foto: Reprodução

Carlos Minc, secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, será o novo ministro do Meio Ambiente. O G1 apurou que Minc aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir Marina Silva, que deixou o cargo na terça-feira (13). O Palácio do Planalto não confirma oficialmente que Minc será o novo ministro.

O presidente Lula teve um encontro na manhã desta quarta-feira (14) com o ex-gorvernador do Acre, Jorge Viana, também cotado para o cargo. Ele saiu do encontro sem falar com a imprensa.

Logo depois do encontro com Viana, o presidente teria conversado por telefone com Minc, que está em Paris, conversa que teria selado a vinda do secretário para Brasília.

Na terça, Lula pediu ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que liberasse o secretário para assumir a pasta que era de Marina Silva.

Cabral então conversou com Minc por telefone antes do seu embarque para Paris.

Negou convite
Apontado como um dos prováveis nomes para substituir Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente, Carlos Minc (PT) havia afirmado na manhã desta terça, em Paris, que não deixaria o cargo que ocupa como secretário do Meio Ambiente do governo do Rio de Janeiro.

Falando de Paris à Globo News, Minc disse ter prometido ao governador do estado, Sérgio Cabral, que não iria para Brasília.

"Não conversei com o Lula, não conversei com a Marina e, com o Sérgio Cabral, eu disse que a Marina tinha emitido uma carta e a única coisa que ele me falou é o seguinte: o Lula vai me ligar, você me promete, de pés juntos, que você não vai para Brasília. E eu prometi de pés juntos para ele que eu não vou para Brasília", disse Minc.

Saída
Marina Silva, que ocupava a pasta desde 2003, pediu demissão a terça-feira, alegando dificuldades enfrentadas "há algum tempo para dar prosseguimento à agenda ambiental federal".

Na carta de demissão enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marina diz que ele "é testemunha das crescentes resistências encontradas por nossa equipe junto a setores importantes do governo e da sociedade".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir