Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-05-2008

Ex-guerrilheiro, Carlos Minc foi preso e exilado na ditadura
Deputado estadual pelo PT do Rio � o novo ministro do Meio Ambiente
Ex-guerrilheiro, Carlos Minc foi preso e exilado na ditadura
Foto: O Globo

O novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (PT), vai integrar o grupo de ministros do governo Lula que participou da resist�ncia armada � ditadura militar - os demais s�o Dilma Rousseff (Casa Civil) e Franklin Martins (Comunica��o Social), al�m do ex-ministro Jos� Dirceu.

Minc foi eleito deputado estadual no Rio, mas atuava como secret�rio do Ambiente do governador S�rgio Cabral (PMDB). Ele substituir� Marina Silva, que pediu demiss�o do Minist�rio do Meio Ambiente.

Minc ficou preso e exilado em Cuba, Chile, Fran�a e Portugal durante dez anos, entre 1969 e 1979, quando retornou ao Brasil, ap�s a anistia.

Ele come�ou na vida pol�tica aos 15 anos como l�der estudantil do gr�mio do Col�gio de Aplica��o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Um ano mais tarde, assumiu a vice-presid�ncia da Associa��o Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Ames) e se engajou na resist�ncia � ditadura como integrante do Movimento Revolucion�rio 8 de Outubro (MR-8).

Fundador do Partido Verde com o atual deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986, em coliga��o com o PT.

Reeleito, j� pelo PT, em 1990, 1994 e 1998, est� no sexto mandato consecutivo, que deixou para assumir a Secretaria do Meio Ambiente do Rio a convite do governador S�rgio Cabral (PMDB).

No seu site pessoal, Minc descreve sua atua��o na pol�tica como a luta em defesa da "preserva��o ambiental, por uma pol�tica de seguran�a moderna e democr�tica, pela defesa dos direitos de cidadania das mulheres, negros e homossexuais, por mais verbas para a cultura, pela sa�de da popula��o e do trabalhador e por mais democracia nas escolas".

Professor-adjunto do Departamento de Geografia da UFRJ, tem mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade T�cnica de Lisboa e doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I - Sorbonne. Em 1989, recebeu o pr�mio Global 500, concedido pela Organiza��o das Na��es Unidas (ONU) aos que se destacam mundialmente nas lutas em defesa do meio ambiente.

Minc tamb�m � escritor. Publicou "Como Fazer Movimento Ecol�gico" (Editora Vozes; 1985) e "A Reconquista da Terra" (Editora Zahar; 1986), entre outros. Nascido em julho de 1951, no Rio de Janeiro, � casado e pai de dois filhos.

Ex-guerrilheiro, Carlos Minc foi preso e exilado na ditadura. Deputado estadual pelo PT do Rio � o novo ministro do Meio Ambiente.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir