Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 15-05-2008

Nºs de mortos por terremoto aumenta para 19,5 mil na China
Agência estatal divulgou novo balanço nesta quinta-feira (15)
Nºs de mortos por terremoto aumenta para 19,5 mil na China
Foto: Reprodução

O terremoto de segunda-feira (12) na região central da China provocou mais de 19.500 mortes na província de Sichuan, segundo um balanço divulgado pelas autoridades provinciais, de acordo com agência estatal Xinhua.

Um balanço anterior, divulgado nesta quarta-feira (14), registrava quase 15 mil mortos e mais de 27.000 pessoas soterradas nos escombros ou desaparecidas nesta província, que foi o epicentro do tremor de 7,8 graus na escala Richter.

As perdas humanas não param de aumentar à medida que chegam informações das zonas mais afastadas.

Segundo a polícia militar, citada pela imprensa oficial, muitas cidades próximas a Wenchuan, epicentro do terremoto, ficaram completamente arrasadas.

Somente na cidade de Yingxiu, que fica no distrito montanhoso de Wenchuan, as autoridades locais anunciaram nesta quarta-feira que 2.300 pessoas de um total de superior a 10.000 sobreviveram à catástrofe.

Preços congelados
Controles temporários foram impostos sobres os preços de alimentos e de tarifas de transporte nas províncias chinesas de Sichuan, Gansu e Shaanxi e na cidade de Chongqing para evitar o acúmulo de produtos e especulação, informou hoje a agência de notícias Xinhua.

Autoridades locais anunciaram a medida depois que a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma ordenou a monitoração diária, controle de preços e punição de especuladores.

Em Mianyang, uma das regiões mais afetadas pelo terremoto, há relatos de vendedores de alimentos que estão dobrando ou mais que dobrando os preços, segundo a Xinhua. As informações são da Dow Jones.

Nºs de mortos por terremoto aumenta para 19,5 mil na China. Agência estatal divulgou novo balanço nesta quinta-feira (15).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir