Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-05-2008

Na escala de 0 a 10, ensino médio em SP tira nota 1,4
Meta é que todas as escolas de ensino médio atinjam nota 5 até 2030
Na escala de 0 a 10, ensino médio em SP tira nota 1,4
Foto: Fernanda Bassette/G1

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo divulga nesta quinta-feira (15) o primeiro Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), criado com base nas notas dos alunos no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp ) e também na taxa de crianças matriculadas na série adequada para a idade. O pior índice foi observado nas classes de ensino médio das escolas da rede estadual: a média é de 1,41 numa escala de 0 a 10. A meta é que todas as escolas cheguem na nota 5 até 2030.

A situação está um pouco melhor nas escolas de ensino fundamental. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação, atualmente as escolas de 1ª a 4ª série têm Idesp de 3,23, sendo que a meta é que todas cheguem a nota 7 até 2030. Já nas escolas de 5ª a 8ª série, o Idesp é de 2,54, sendo que a meta é chegar em 6, perto do que teriam países

De acordo com a assessoria de imprensa, não existe nenhuma escola com nota 10 nem no Brasil nem no mundo. A escola de ensino médio com a maior nota do Idesp é a Escola Estadual Papa Paulo VI, que fica no bairro Jardim Alvorada, na periferia de Santo André (SP), que está com nota 6,2 - 1,2 pontos acima da meta que o Estado pretende atingir. Ela também é a melhor escola de ensino médio no Saresp.

Atualmente, apenas duas escolas de ensino médio do estado já têm índice maior que 5. E cinco escolas de 5ª a 8ª série já chegaram a 6. Nenhuma de 1ª a 4ª chegou ainda à meta 7.

A comparação com outras nações é possível porque o Ministério da Educação (MEC) já havia feito essa simulação quando lançou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2007.

Esse índice nacional leva em conta a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Assim como o Ideb, o Idesp traça metas a serem atingidas a cada ano por todas as escolas. Elas devem melhorar o desempenho até 2030, quando São Paulo poderá ter escolas como as finlandesas, diz a secretária estadual de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Na escala de 0 a 10, ensino médio em SP tira nota 1,4. Meta é que todas as escolas de ensino médio atinjam nota 5 até 2030.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir