Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-05-2008

Projeto de trem-bala promete RJ-SP em 80 minutos
Estudo japon�s � apresentado na manh� desta quinta-feira (15) em hotel no Rio
Projeto de trem-bala promete RJ-SP em 80 minutos
Foto: Reprodu��o / TV Globo

Um grupo de empres�rios japoneses est� nesta quinta-feira (15) no Rio para apresentar o projeto de trem-bala para o eixo Rio-S�o Paulo-Campinas. No estudo apresentado, o trem-bala seria composto de oito carros e alcan�aria 320 km/h.

O tempo m�dio no trajeto Campinas-Rio de Janeiro, na linha mais r�pida, seria de 104 minutos, e na rota S�o Paulo-Rio, de aproximadamente 80 minutos.

O projeto est� sendo apresentado durante o semin�rio "Trem Japon�s de Alta Velocidade - Shinkansen", que acontece em um hotel na Zona Sul do Rio. O grupo de empres�rios japoneses � respons�vel pela constru��o do trem-bala em Taiwan.

17 milh�es de passageiros por ano
O trem apresentado no semin�rio atenderia cerca de 17 milh�es de passageiros por ano, cerca de 3 mil por hora. O percurso inicial do trem-bala brasileiro ligaria os aeroportos do Gale�o (Rio de Janeiro), Guarulhos (S�o Paulo) e Viracopos (Campinas).

O evento contou ainda com a presen�a do Secret�rio estadual de Transportes, J�lio Lopes. "� uma apresenta��o informal, j� que os estudos sobre a viabilidade t�cnica e econ�mica ainda n�o foram conclu�dos pelo BNDES. O trabalho dever� ficar pronto em outubro. Ent�o o projeto, como qualquer outro apresentado, dever� se adaptar ao resultado deste estudo", disse, ressaltando que a licita��o dever� ser aberta em fevereiro do ano que vem.

Topografia
O secret�rio afirmou ainda que um dos principais fatores analisados no estudo � a topografia entre os dois estados, que � bastante acidentada.

"Os trilhos para o trem-bala t�m que formar praticamente uma linha reta, com varia��o de apenas 0,4% de aclive e declive. A Argentina vai implantar um trem de alta velocidade entre Buenos Aires e C�rdoba, mas � praticamente uma plan�cie. Aqui o relevo � mais acidentado. Por isso a necessidade do BNDES concluir os estudos para que os projetos se adaptem � nossa realidade. Al�m do relevo, temos que analisar o pre�o da passagem e a demanda", explicou.

Segundo J�lio Lopes, j� foram apresentados tamb�m projetos de cons�rcios de empresas italianas e coreanas.

Projeto de trem-bala promete RJ-SP em 80 minutos. Estudo japon�s � apresentado na manh� desta quinta-feira (15) em hotel no Rio.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir