Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-05-2008

Aeromodelismo nos Céus de Marataízes
Elimar Pereira Dutra explica que o vento é importante para a modalidade
Aeromodelismo nos Céus de Marataízes
Elimar Pereira Dutra . (Foto: José Rubens Brumana)

Nos finais de semana na altura do Campo de Aviação, em Marataízes, munidos de controles remotos realizam manobras que encantam os presentes e aos participantes do Aeromodelismo.

Trazido há quase uma década pelo advogado popularmente conhecido como Catito, esse aviões de tamanho reduzido é o lazer predileto de Elimar Pereira Dutra que na tarde de último domingo manobrava com destreza a sua aeronave voadora.

Praticante a um ano desse esporte informa que para adquirir um modelo chega a desembolsar até R$ 2.000 reais.

"Mas hoje com o financiamento não sai caro e o aeromodelismo é apaixonante". Informa que existem dois tipos de competição a de asa alta e asa baixa, dependendo do grau de destreza do participante.

O aparelho funciona com um motor movido a metanol com óleo de rince. Com 250 ml do combustível a autonomia de voou é cerca de meia hora.

Elimar explica que o vento é importante para a modalidade, e que o local onde se pratica (Campo de Aviação) ainda é seguro, mas a existência de casas nas imediações faz com que os cinco praticantes de aeromodelismo redobrem os cuidados.

Diz que pretendem criar uma associação e que para se começar na modalidade o primeiro passo é adquirir um simulador e treinar no computador. "O instrutor com um cabo de trainer vai dando confiança ao praticante". "Depois que ele conseguir voar, realizar a primeira manobra e taxiar o caminho já está percorrido e ai é só soltar a emoção", finaliza.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir