Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-05-2008

Jorge Viana diz não querer cargo sugerido por Minc
Novo ministro do Meio Ambiente disse que sugerirá nome de Viana a Lula
Jorge Viana diz não querer cargo sugerido por Minc
Foto: Agência Brasil

O ex-governador do Acre Jorge Viana (PT) disse nesta quinta-feira (15) que não pretende discutir a sugestão do novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para que ele, Viana, assuma a coordenação-executiva local do Plano Amazônia Sustentável (PAS). O ex-governador afirmou, no entanto, que vai ajudar informalmente o novo ministro no que for preciso.



"Ontem [quarta, 14] eu estava tratando com o presidente. Como eu vou tratar com o ministro agora? O que vi foi boa intenção dele de contar com a nossa colaboração. Eu não discuto cargo. Se fosse para discutir, teria discutido com presidente ontem", disse Viana ao G1. "Não considerei isso [a sugestão de Minc] um convite", declarou.

Em entrevista nesta quinta (15) à rádio BandNews FM, Minc afirmou que sugeriria ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nomeação de Viana para o cargo. "Vou sugerir para o presidente Lula que o PAS tenha um coordenador-executivo local. E vou sugerir o nome do Jorge Viana porque ele é um grande conhecedor da Amazônia, conhece os prefeitos, é amigo da Marina Silva e uma pessoa capacitada", afirmou o novo ministro à emissora.

Ao G1, Jorge Viana afirmou que, se for convocado para colaborar, "não precisa nem chamar". "Ele [Minc] é da causa e vai contar com um incondicional apoio nosso para tocar o plano. Mas o governo tem que decidir onde vai colocar isso [PAS]. Se vai manter com o [ministro da Secretaria de Assunstos Estratégicos] Mangabeira, se vai colocar no Meio Ambiente", disse.

Para Viana, o plano, que segundo ele surgiu em 2003, quando ainda governava o Acre, está "sainda atrasado" e "não está no lugar certo". Na opinião do petista, o ministro de Assuntos Estratégicos teria "dificuldade" para conduzir o plano.

"A idéia me parece que não é tão boa. O ministro não tem estrutura no ministério dele para fazer a execução. Planeja quem faz e faz quem planeja. Para mim, isso tem que estar num lugar mais adequado, com participação do ministro Mangabeira", disse.

A indicação de Mangabeira para coordenador do PAS teria sido um dos motivos que levaram ao pedido de demissão de Marina Silva. Em entrevista nesta quinta (15), a ex-ministra disse que não saiu por essa razão, mas afirmou que não teve conhecimento prévio da indicação de Mangabeira para a coordenação do plano.

Marina Silva
A saída da ministra Marina Silva foi, para Jorge Viana, "lamentável". "O meio ambiente perde, o governo perde. Mas foi bom para ela e para o governo. Às vezes é melhor sair sem briga, sem confusão, sem crise", disse.

No entanto, o governador descarta o risco de que as resistências que a ministra disse ter enfrentado no cargo coloquem em risco a política ambiental desenvolvida por ela na pasta.

"Não sou pessimista. Acho que muita coisa aconteceu. Acho que o governo Lula, desde a Conferência Rio 92 para cá, foi o que materializou mais na questão ambiental. A saída da Marina seria um risco se o governo não afirmasse o que afirmou ontem: que vai continuar porque é uma política de governo."

Jorge Viana diz não querer cargo sugerido por Minc. Novo ministro do Meio Ambiente disse que sugerirá nome de Viana a Lula.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir