Categoria Policia  Noticia Atualizada em 17-05-2008

Polícia combate tráfico no ‘Polígono da Maconha’ em PE
Autoridades tentam erradicar mais de um milhão de pés de maconha. Produtores da droga usam armadilhas para atrapalhar polícia.
Polícia combate tráfico no ‘Polígono da Maconha’ em PE
Foto: www.g1.com.br

A famosa área do sertão de Pernambuco conhecida como polígono da maconha foi atacada nesta sexta-feira (16) por uma operação conjunta das polícias federal e estadual.

O objetivo das autoridades é ambicioso: erradicar mais de um milhão de pés de maconha numa ação que vai até sexta-feira batizada de operação Colheita.

No combate ao tráfico de maconha, os policiais percorrem vários municípios do sertão de Pernambuco por terra e pelo ar.

A região é conhecida como o "Polígono da Maconha", uma área de 800 km² que inclui 13 municípios no estado de Pernambuco.

A maconha foi encontrada na região do rio São Francisco. O cultivo é feito nessas áreas desmatadas.

A maior parte das plantações é encontrada nas ilhas, áreas que pertencem à União. Elas são escolhidas por não haver habitantes e pela dificuldade de acesso. Os policiais só localizam a maconha com a ajuda dos helicópteros.

Os produtores de maconha usam armadilhas para atrapalhar o trabalho da polícia. "Eles têm colocado traves de madeira com arames pra dificultar o pouso das aeronaves nas ilhas com as maconhas", disse o chefe da Delegacia de Repressão aos Entorpecentes da PF de Pernambuco, Humberto Freire.

Em três dias de operações foram destruídas quase 200 plantações com mais de 300 mil pés de maconha.

"Ultimamente a gente percebe que as roças estão em tamanho menor, mas com uma maior quantidade de roças", disse o policial federal Rodolfo Sousa.

A Polícia Federal agora está fazendo pesquisa para combater o cultivo. Os peritos identificam as características dos plantios e recolhem amostras das plantas para análise em laboratório. Com isso, as autoridades esperam conhecer melhor a forma de cultivo e detalhes da produção.

É mais uma tentativa para acabar o que parece não ter fim.

"Algumas ilhas a gente já tinha coordenadas e realmente foram replantadas as áreas", disse o delegado federal Humberto Freire.

Polícia combate tráfico no ‘Polígono da Maconha’ em PE
Autoridades tentam erradicar mais de um milhão de pés de maconha.
Produtores da droga usam armadilhas para atrapalhar polícia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir