Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-05-2008

Lula ironiza debate sobre crise alimentar
Presidente rebateu cr�ticas de que biocombus�veis seriam culpados pela alta dos alimentos.
Lula ironiza debate sobre crise alimentar
Foto: Ricardo Stuckert/Presidencia

O presidente Luiz In�cio Lula da Silva ironizou neste s�bado (17) o debate da Europa e dos pa�ses desenvolvidos sobre a crise alimentar, a conserva��o da Amaz�nia e as cr�ticas aos biocombust�veis, dos quais o Brasil � l�der mundial.

"Agora (dizem que) somos respons�veis pelo aumento do pre�o dos alimentos. Por�m, ontem (na V C�pula de pa�ses da Am�rica Latina, Caribe e Uni�o Europ�ia) n�o vi nenhum europeu falar sobre o (pre�o do) petr�leo. � como se fosse a vaca sagrada. Passa de US$ 30 a US$ 124 n�o h� uma �nica cr�tica", denunciou Lula.

Biodiesel
"Querem dizer que a culpa � do biodiesel, mas ningu�m produz biodiesel, o biodiesel � uma inven��o extraordin�ria que no momento s� o Brasil produz", prosseguiu, antes de lembrar que a produ��o mundial de biocombust�veis � muito pequena em compara��o a qualquer combust�vel.

"Na quest�o ambiental, estou vendo uma preocupa��o extraordin�ria com a Amaz�nia. Todos falam de preservar a Amaz�nia, mas ningu�m quer discutir a qualidade de vida do povo que vive na Amaz�nia", disse.

"O mundo desenvolvido fala de muito dinheiro, de cr�ditos de carbono. Entretanto, este dinheiro vem muito lentamente e a sobreviv�ncia de nosso povo exige pressa", acrescentou.

Demiss�o
Na semana passada, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, uma reconhecida ambientalista que estava no governo desde 2003, pediu demiss�o, depois de prolongadas diverg�ncias com membros do governo Lula. Isto coincidiu com um aumento sens�vel do desmatamento na Amaz�nia nos �ltimos meses.

Lula fez as declara��es ao abrir um f�rum de empres�rios Brasil-Peru em Lima, um dia depois de participar da C�pula de pa�ses da Am�rica Latina, Caribe e Uni�o Europ�ia, onde um dos principais temas foi o meio ambiente e energia, mas que tamb�m abordou os biocombust�veis e a crise alimentar.

Lula ironiza debate sobre crise alimentar e nega responsabilidade do Brasil
Presidente rebateu cr�ticas de que biocombus�veis seriam culpados pela alta dos alimentos.
Para Lula, fala-se muito sobre biodiesel e pouco sobre petr�leo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir