Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-05-2008

Novo tremor abala cidade chinesa
Abalo foi sentido em Wenchuan e interrompeu o discurso do presidente chin�s. N�mero de mortos chega a 28.881; h� mais de 30 mil soterrados e desaparecidos.
Novo tremor abala cidade chinesa
Foto: www.g1.com.br

Um tremor de terra atingiu neste s�bado (17) a cidade de Wenchuan, uma da mais atingidas pelo terremoto de 7,8 graus que abalou a prov�ncia chinesa de Sichuan na segunda (12). O n�mero de mortos chega a 28.881.

O abalo, de 6,0 graus na escala Richter, interrompeu o discurso do presidente chin�s Hu Jintao, que visitava o local. Sobreviventes e equipes de resgate correram tentando encontrar um local seguro.

A televis�o estatal mostrou imagens do presidente subindo montanhas e visitando equipes de resgate. Durante o discurso, o abalo foi sentido. Hu Jintao e a multid�o chegaram a olhar para uma montanha pr�xima, mas o presidente continuou a falar.

Ele pediu que as equipes de resgate redobrem os esfor�os para salvar os soterrados e enfatizou que a prioridade � a busca por sobreviventes. H� mais de 30 mil soterrados e desaparecidos. Segundo a ag�ncia oficial de not�cias, o n�mero de feridos � de 198.347. Na sexta (16), um forte tremor trouxe mais destrui��o.

Resgate
Segundo a m�dia estatal, oito pessoas, sendo quatro crian�as, foram resgatadas de escombros com vida na sexta.

Tr�s dos sobreviventes estavam em uma escola prim�ria da cidade de Beichuan, local onde j� foram confirmadas 3.256 mortes e 5.693 ainda est�o sob escombros.

Na localidade de Qushan, uma enfermeira de 23 anos foi resgatada ap�s ter ficado 96 horas em baixo de destro�os de uma cl�nica, segundo a ag�ncia Xinhua.

Em Sichuan (sudoeste do pa�s), um funcion�rio do governo afirmou para a ag�ncia de not�cias "France Presse" que 4,8 milh�es de pessoas est�o sem casa.

Visita
O presidente Hu Jintao esteve na prov�ncia de Sichuan, a mais atingida, e o premi� Wen Jiabao disse que os preju�zos causados pelo terremoto podem exceder os do �ltimo tremor, que atingiu a cidade de Tangshan em 1976, matando 300 mil pessoas.

Wen pediu que as autoridades garantam a estabilidade social. A frustra��o cresce entre os sobreviventes, muitos dos quais perderam tudo e vivem em barracas ou ao relento.

Milhares de homens, mulheres e crian�as iam a p� para Mianyang, cidade pr�xima ao epicentro do terremoto, dizendo que estavam deixando para sempre os seus vilarejos destru�dos.

A raiva tamb�m � direcionada ao estado dos pr�dios escolares, pois muitos desabaram com o terremoto, soterrando milhares de crian�as e induzindo o governo a come�ar uma investiga��o.

"Se houver o m�nimo de esperan�a, n�o vamos poupar esfor�os. Se houver um sobrevivente nos escombros, n�o vamos desistir", disse Wen sobre os escombros de uma escola onde centenas est�o soterrados.

Milhares de moradores de Beichuan, uma das �reas mais atingidas pelo tremor de segunda-feira, de magnitude 7,8, pegaram a estrada para sair da cidade, levando beb�s, bolsas e malas em busca de abrigo.

Um corpo jazia do lado de uma estrada, abandonado por algu�m que n�o conseguia mais carreg�-lo. Pedras do tamanho de carros tamb�m est�o por toda parte, sinal dos deslizamentos de terra causados pelo terremoto.

A cidade foi devastada --quase todos os pr�dios foram demolidos ou danificados e n�o podem mais ser habitados.

Ao sul, na vila de Houzhuang, os moradores dizem que resistem sozinhos, j� que as equipes de ajuda ainda n�o chegaram at� eles.

"Comemos um pouco de milho, mas agora estamos com diarr�ia depois de beber �gua de um fosso por dois dias", disse um morador, de apelido Liu.

"Agora estamos tentando tirar coisas dos escombros para usar, como roupas, mas estamos com muito medo de que haja outro terremoto, ent�o temos que ter muito cuidado", disse.

Mais destrui��o
Um tremor secund�rio chegou a 5,9 graus na escala Richter, atingindo Lixian, a oeste do epicentro do terremoto, em Wenchuan, o que interrompeu as estradas e os sistemas de telecomunica��es, recentemente consertados.

"Muitos ve�culos foram cobertos pelos deslizamentos de terra. O n�mero de mortos ainda n�o � conhecido", disse a ag�ncia de not�cias Xinhua.

A China mobilizou 130 mil militares e paramilitares para as �reas do desastre, mas com as estradas destru�das ou bloqueadas, fica dif�cil levar ajuda �s �reas mais afetadas.

As regi�es vizinhas tamb�m sofrem, com mais de 50 mil desabrigados apenas em um condado da prov�ncia de Gansu, ao norte do pa�s, disse a Xinhua.

Mas houve tamb�m pequenas vit�rias.

A equipe de resgate salvou uma crian�a das ru�nas de uma escola em Beichuan, 80 horas depois dela ser atingida pelo tremor. Eles disseram que podiam ouvir pedidos de ajuda entre os escombros, segundo a Xinhua.

Tr�s outras pessoas foram salvas na sexta-feira, duas nos escombros de um pr�dio de escrit�rios e outra, entre as ru�nas de um hospital.

Al�m disso, 483 crian�as e professores escaparam ilesos de uma escola destru�da em Beichuan.

Novo tremor abala cidade chinesa
Abalo foi sentido em Wenchuan e interrompeu o discurso do presidente chin�s.
N�mero de mortos chega a 28.881; h� mais de 30 mil soterrados e desaparecidos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir