Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 19-05-2008

Número de mortos e desaparecidos após terremoto ultrapassa
Até o momento, autoridades confirmaram a morte de 34.073 pessoas. País deu início, nesta segunda-feira (19), a um período de luto nacional de três dias.
Número de mortos e desaparecidos após terremoto ultrapassa
Foto: www.g1.com.br

O governo chinês anunciou nesta segunda-feira (19) que o número de mortos e desaparecidos após o terremoto que devastou o sudoeste do país, há uma semana, já ultrapassa 71 mil. Até agora as autoridades confirmaram a morte de 34.073 pessoas.

A China deu início, nesta segunda-feira (19), a um período de luto nacional de três dias, em homenagem às milhares de vítimas.

Desde o amanhecer, como manda a tradição, a bandeira nacional foi hasteada pelos soldados na praça Tiananmen, coração de Pequim, em frente do retrato gigante de Mao Tsé-tung, e, então, colocada a meio mastro.A cena se repetiu em todo o país, na fachada dos prédios públicos.

As bandeiras também ficarão a meio mastro nas missões diplomáticas chinesas no exterior e em Hong Kong, onde as autoridades decidiram se somar ao luto da China.

Às 14h28 (3h28 de Brasília), hora exata do terremoto ocorrido no dia 12 de maio, a população fez três minutos de silêncio, e sirenes e buzinas ecoaram por todo o território.

O revezamento da tocha olímpica foi suspenso durante esses três dias, assim como todas as festividades públicas.

As bolsas de valores de Xangai e Shenzhen também pararam por alguns minutos.

De acordo com o último balanço, divulgado nesta segunda pelo governo, o terremoto deixou 34.073 vítimas fatais confirmadas. A estimativa oficial é de que esse número possa ultrapassar os 71 mil mortos.

Esperança entre os escombros
Nesta segunda-feira (19), bombeiros encontraram Wang Fazhen, de 50 anos, entre as ruínas de um prédio residencial. Ela foi retirada 40 minutos depois de ser localizada ainda com sinais de vida e levada a um hospital.

As equipes de resgate disseram que sinais indicam a possóvel existência de outros três sobreviventes no local onde Wang foi encontrada.

Outra mulher, Li Lingcui, de 61 anos, também foi salva de entre os escombros no distrito de Beichuan, perto do epicentro, dez minutos depois do resgate de Wang.

Segundo as equipes que a resgataram, Li estava consciente quando a retiraram.

Número de mortos e desaparecidos após terremoto ultrapassa 71 mil na China
Até o momento, autoridades confirmaram a morte de 34.073 pessoas.
País deu início, nesta segunda-feira (19), a um período de luto nacional de três dias.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir