Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-05-2008

Reversão de vasectomia não é 100% garantida, diz médico
Apesar do procedimento ser feito, fertilidade do homem pode não voltar
Reversão de vasectomia não é 100% garantida, diz médico
Foto: Arte/G1

Ser pai ou não ser, eis a questão. É quando a dúvida paira no ar que muitos homens se perguntam sobre a vasectomia: procedimentos, sucessos, potência sexual e reversão. Pelé e Tom Cavalcanti são dois homens que se arrependeram da decisão e voltaram atrás para aumentar a prole.

Eles são apenas exemplos dos milhares de homens que buscam cada vez mais a alternativa para não ter filhos. O número tem aumentado ao longo dos anos e a inclusão da cirurgia na cobertura dos planos de saúde vem corroborando a tendência.

Mas mudar de idéia não é tão simples quanto pode parecer. Apesar da reversão ser 100% possível, a volta da fertilidade não é. Para se precaver, há quem opte, como o jogador Romário, por congelar o sêmen caso decida aumentar o tamanho da família.

Anticorpos contra espermatozóides
"A vasectomia é 100% reversível, o sucesso é que não é seguro. Homens que mudem de idéia com 3 ou 4 anos de operados têm alto índice de sucesso na reversão. Mas isso vai caindo, chegando a ser quase impossível depois de algum tempo", conta o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia José Carlos de Almeida.

Ele explica que os espermatozóides são proteínas e, quando o canal que os leva à parte exterior do pênis é rompido, o organismo passa a absorvê-los.

"Com o tempo, o corpo pode desenvolver anticorpos contra o próprio espermatozóide. A reversão é feita anatomicamente, mas os espermatozóides são agredidos", diz ele.

Para operar
Segundo o Ministério da Saúde, para realizar a vasectomia é preciso que o homem tenha mais de dois filhos vivos ou mais de 25 anos e deve ter um intervalo de pelo menos 60 dias entre a primeira consulta e a operação, que, na maioria os casos, é ambulatorial.

"O que acontece com isso é que se um homem de 19 anos já tiver tido dois filhos, ele pode fazer. Mas se, se casar de novo ou mudar de idéia dali a alguns anos, pode ser que não esteja seguro do seu planejamento familiar", pondera José Carlos Almeida.

Números
De acordo com o Ministério, só no Rio, foram 1.300 vasectomias em 2007, com um gasto de R$ 177.715,03. No país inteiro, o Sistema Único de Saúde gastou no ano passado mais de R$ 6,2 milhões em 37.082 cirurgias, contra 27.917 em 2006.

Com a entrada do procedimento na lista obrigatória da cobertura dos planos de saúde, a meta do plano de planejamento familiar do governo é aumentar esse número ainda mais, em 20% ao ano e realizar 40 mil operações em 2008.

Reversão de vasectomia não é 100% garantida, diz médico. Apesar do procedimento ser feito, fertilidade do homem pode não voltar.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir