Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 19-05-2008

Novo tremor secundário mata três pessoas na China
Abalo de 5,7 graus na escala Richter foi sentido na cidade de Jiangyu. Terremoto matou 32 mil pessoas; governo decretou luto de três dias a partir de segunda.
Novo tremor secundário mata três pessoas na China
Foto: www.g1.com.br

Um novo tremor atingiu o sudoeste da China neste domingo (18) e complicou as buscas por sobreviventes do terremoto que atingiu o país na segunda-feira (12), deixando 32.477 mortos e 220.109 feridos.

Pelo menos três pessoas morreram devido ao tremor, de 5,7 graus na escala Richter, que foi sentido na cidade de Jiangyu, na devastada província de Sichuan.

Desde o terremoto de segunda-feira, que foi de 8,0 na escala Richter - segundo revisão do governo -, o sudoeste da China registrou pelo menos 24 novos tremores secundários com magnitudes superiores a 5. Na manhã deste domingo, os socorristas conseguiram resgatar dois sobreviventes, que ficaram seis dias sob os escombros.

Chuvas
As possibilidades de se encontrar novos sobreviventes diminuem na medida em que Sichuan está ameaçada por riscos de inundação e fortes chuvas que, segundo a imprensa local, poderia agravar a catástrofe.

As chuvas que caíram as regiões afetadas pelo terremoto causaram a cheia de um pântano que invadiu a cidade. Deslizamentos de terra provocados pelo tremor também interromperam o curso de vários rios e o nível da água aumentou perigosamente.

Previsões meteorológicas anunciaram chuvas torrenciais durante a próxima semana na área mais afetada pelo terremoto.

Sem abrigo
Milhares de pessoas estão nas ruas, sob a chuva, na cidade de Maoxian em busca de comida, remédio e abrigo. "As pessoas estão indo de um desastre para o outro", explicou o site Sichuan News Online.

Cerca de cinco milhões de pessoas que perderam suas casas foram abrigadas de maneira rápida em instalações precárias, aumentando as advertências contra os riscos de doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que os maiores riscos estão na água contaminada e na falta de higiene dos abrigos.

Luto
O governo chinês anunciou três dias de luto nacional, período em que o revezamento da tocha olímpica ficará suspenso, pelas vítimas do forte terremoto que atingiu o país na segunda-feira, que teve seu número de mortos atualizado para 32.000.

De segunda-feira (19) até quarta (21), os edifícios do governo nacional terão bandeiras a meio pau, indicou o governo em um comunicado. Além disso, sirenes serão soadas em todo o país na segunda, indicando três minutos de silêncio às 14h28 locais (3h28 de Brasília), exatamente uma semana após o tremor.

Esta decisão entrará para a lista de modificações e paralisações da viagem da tocha, que teve que seu percurso alterado diversas vezes por manifestações pró-Tibete e de defensores dos direitos humanos críticos de Pequim.

Ajuda financeira e material
Equipes do Japão, Rússia, Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong foram autorizadas a acompanhar os militares chineses. Outros países deram ajuda financeira e material.

A Xinhua também anunciou neste domingo que pelo menos cinco funcionários morreram e três pandas desapareceram na famosa reserva de Wolong dedicada a conservação desses animais e que também foi muito afetada pelo tremor. Outros 80 pandas do parque não sofreram nada.

Novo tremor secundário mata três pessoas na China
Abalo de 5,7 graus na escala Richter foi sentido na cidade de Jiangyu.
Terremoto matou 32 mil pessoas; governo decretou luto de três dias a partir de segunda.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir