Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-05-2008

Governo colombiano comemora entrega de Karina
Uma das chefes das Farc se entregou e ministrou fala em golpe fundamental
Governo colombiano comemora entrega de Karina
Foto: Henry Agudelo/Reuters

A entrega da guerrilheira conhecida como "Karina" � um golpe fundamental contra as For�as Armadas Revolucion�rias da Col�mbia (Farc). Tudo porque ela comandava a frente 47, um dos mais ativos e violentos, disse nesta segunda-feira (19) o ministro do Interior e de Justi�a colombiano, Carlos Holgu�n.

O funcion�rio explicou a jornalistas que segundo informa��es que tem, Nelly �vila Moreno, conhecida como "Karina", tamb�m ofereceu a entrega de outros membros da frente 47 das Farc.

O ministro Holgu�n reiterou que a entrega de Karina, que perdeu um olho em um confronto anterior com o Ex�rcito, "� um golpe fundamental (contra as Farc), porque esse era uma das frentes mais ativas e mais violentas".

O comandante da 4� Brigada do Ex�rcito, general Pablo Rodr�guez, disse a jornalistas que Karina se entregou porque se sentia muito pressionada, passava fome e estava desmotivada e cansada da guerra. Acrescentou que a guerrilheira foi recolhida, por helic�pteros, em uma paragem do departamento (estado) de Antioquia.

Segundo a p�gina eletr�nica do jornal "El Tiempo", de Bogot�, Karina assassinou Alberto Uribe Sierra, pai do presidente colombiano, que foi seq�estrado pelas Farc em 1983.

Acordo
Nelly �vila Moreno, de 45 anos, tamb�m conhecida como "Janet Mosquera Renter�a" ou "Roc�o Arias", come�ou a militar nas Farc h� mais de 20 anos.

H� duas semanas, o presidente colombiano, �lvaro Uribe, lhe enviou uma mensagem garantindo sua seguran�a quando se entregasse.

Em mar�o passado, Pedro Pablo Montoya, conhecido como "Rojas", que estava sob o comando de Karina, matou o chefe guerrilheiro Ivan R�os, se entregando �s autoridades com um dos bra�os de sua v�tima.

Karina � acusada de comandar a frente 47 das Farc e de numerosos ataques contra membros do Ex�rcito e da Pol�cia da Col�mbia.

Entre os mais sangrentos est� o perpetrado no departamento (estado) de Choc�, em dezembro de 2005, onde, junto com homens do Ex�rcito de Liberta��o Nacional (ELN) e do Ex�rcito Revolucion�rio Guevarista, matou 8 policiais e seq�estrou 30.

Sobre ela pesam seis ordens de captura, quatro em Bogot�, uma em Medell�n e outra em Cali, por homic�dio, terrorismo, rebeli�o, seq�estro extorsivo e dano a bem alheio.

Em junho de 2002 dirigiu uma incurs�o em Arboleda-Pensilvania, no centro da Col�mbia, onde foram mortos 13 policiais e quatro civis, entre eles uma mulher, que foi queimada por ser esposa de um dos militares.

Governo colombiano comemora entrega de Karina. Uma das chefes das Farc se entregou e ministrou fala em golpe fundamental.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir