Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-05-2008

Número de telefone ajuda a identificar pesquisadores do IBGE
Pesquisadores começam a visitar 65 mil famílias nesta segunda-feira
Número de telefone ajuda a identificar pesquisadores do IBGE
Foto: Reprodução

Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ) começam a visitar 65 mil pessoas nesta segunda-feira (19), para estudar como as famílias vivem, o que consomem e como gastam dinheiro. Para evitar problemas de identificação dos pesquisadores, o IBGE disponibilizou um número de telefone. Quem tiver dúvidas, pode ligar para 0800-7218181 antes de deixar o funcionário entrar em casa.

Na casa da dona-de-casa Neuza Coelho Rodrigues, lata de molho de tomate, tampinha de refrigerante, garrafas plásticas, jornais e tudo o mais que puder ser reaproveitado, vai para o cantinho da reciclagem. Eles doam tudo para catadores da região. É um costume antigo de quem sempre foi muito econômico.

Na casa de Lucia Scuery Moreira, o lixo doméstico também não é o fim da linha para embalagens de vidro, metal, papel e plástico. O material ajuda a reforçar a renda dos funcionários do prédio. "Gostaria de saber se as pessoas estão reciclando como a gente aqui no prédio."

A resposta vai aparecer na Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, que pela primeira vez vai investigar a utilização dos serviços de reciclagem de lixo. Além disso, o estudo tem dezenas de perguntas relacionadas a tudo o que se compra e o que se come, dentro e fora de casa.

Visita
A partir desta segunda, 750 pesquisadores do IBGE vão visitar famílias em todos os estados do país. O objetivo é conhecer a fundo o orçamento doméstico dos brasileiros e saber o que cada um faz com o dinheiro que ganha.

Quem receber a visita do IBGE, vai ser medido e pesado. Ao todo, 65 mil famílias vão ser visitadas. Cada uma recebeu uma carta do IBGE, que vai mandar funcionários bem identificados. "Ele vai usar um colete, com um crachá, se identificando. Nas costas vai estar falando sobre a pesquisa com uma identificação do IBGE", explica a pesquisadora Eliana Lisboa Garrão. Se tiver dúvidas, o morador pode ligar para o telefone do instituto.

Energia alternativa
As contas de água, luz e telefone também entram no levantamento, que terá mais uma novidade: o IBGE quer saber se as campanhas de uso de energia alternativa têm dado resultado.

No prédio onde a psicóloga Ignácia Rebouças de Melo é síndica, a água quente que sai da torneira é aquecida por energia solar. A economia no orçamento que todos os moradores fazem, de quase R$ 120 por mês, certamente vai aparecer na pesquisa.

Número de telefone ajuda a identificar pesquisadores do IBGE. Pesquisadores começam a visitar 65 mil famílias nesta segunda-feira.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir