Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-05-2008

Penitenciária onde está madrasta de Isabella será desativada
Novo complexo será construído, com capacidade para 550 presas
Penitenciária onde está madrasta de Isabella será desativada
Foto: Bom Dia Brasil

A Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé, a 138 km de São Paulo, será desativada após a construção de um novo presídio feminino na cidade. No local, estão presas Anna Carolina Jatobá, acusada da morte de Isabella Nardoni, e Suzane von Richthofen, condenada a 39 anos e meio de prisão pela morte dos pais.

O prefeito de Tremembé, José Antônio de Barros Neto (PV), recebeu do governo estadual a garantia de que as presas serão retiradas do presídio – localizado no Centro da cidade - após a construção do novo complexo. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), as obras devem começar ainda este ano e a nova unidade terá 550 vagas. A SAP também confirma que o atual presídio deve ser desativado.

A localização da penitenciária justifica o esforço para desativá-la. "É uma área nobre, está a cerca de 50 metros da basílica, onde está concentrado todo o turismo de Tremembé", explicou o prefeito em entrevista ao G1. A nova penitenciária feminina deve ser construída, de acordo com o prefeito, em um local afastado, na Rodovia Amador Bueno da Veiga, onde estão localizados os outros três presídios da cidade.

O prefeito pensa em um destino para a penitenciária, já que pedirá ao estado a doação do terreno – com cerca de 40 mil metros quadrados, segundo ele. Barros Neto diz que a área pode ser usada para cursos técnicos, a construção de um parque ou de um centro turístico. "Nós temos a festa do padroeiro aqui em agosto que é muito visitada", disse.

Vida em presídio
O presídio feminino de Tremembé tem capacidade para 140 detentas, mas abriga cerca de 180. Anna Carolina Jatobá ainda não teve contato com elas, já que está em regime de observação. A madrasta de Isabella está isolada em uma ala do presídio e toma banho de sol separada das demais presas – sempre acompanhada por uma agente penitenciária. Na cela, com cerca de cinco metros quadrados, há um colchão, um chuveiro e banheiro.

Depois desse período de adaptação, que deve durar cerca de 10 dias, Anna Carolina terá uma rigorosa rotina a cumprir. As detentas precisam se apresentar para a recontagem cedo, por volta das 6h. Depois, tomam café-da-manhã nas celas e seguem para as atividades: algumas trabalham e outras estudam dentro do presídio.

As presas podem trabalhar durante o dia em oficinas da Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel (Funap), que ficam dentro da penitenciária. Suzane, por exemplo, trabalha na oficina de costura, onde são confeccionados uniformes de presos e agentes penitenciários de todo o estado. Os antigos modelos do uniforme de presos – calça cáqui e camiseta branca – estão sendo substituídos por calça e camiseta amarelas.

A Fundap também é responsável pela educação das presas. Algumas têm aulas para completar o ensino fundamental e o médio. Além de estudar e trabalhar, as presas precisam cumprir a escala de manutenção do presídio: elas são responsáveis pela limpeza, pelas refeições e pela lavagem das roupas.

O almoço também é servido nas celas e acontece entre 11h e 13h. Depois, elas podem fazer atividades no pátio. No fim da tarde, as detentas são recolhidas às celas, onde podem ler, assistir à televisão ou ouvir rádio – quando os aparelhos são levados pelos familiares. Na cela que Suzane divide com outras seis detentas há uma TV.

Os funcionários dizem que o clima na penitenciária é tranqüilo, mesmo com a presença de Anna Carolina Jatobá no local. Rubens Eduardo de Sousa Arouca, presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Tremembé, diz que procurou se informar sobre a situação do presídio após a chegada da madrasta. "A vida está normal no presídio, não houve mudança alguma", afirmou.

Penitenciária onde está madrasta de Isabella será desativada. Novo complexo será construído, com capacidade para 550 presas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir