Categoria Religião  Noticia Atualizada em 19-05-2008

Papa pede proibição das bombas de fragmentação
Papa Bento XVI olha confete caindo durante missa com jovens em Genova, no norte da Itália.
Papa pede proibição das bombas de fragmentação
Foto: AP

O papa Bento 16 pediu neste domingo em Gênova, no noroeste da Itália, a adoção de uma convenção internacional que proíba a utilização de bombas cluster (ou de fragmentação), nas vésperas do início de uma conferência diplomática sobre o tema em Dublin (Irlanda). Esse tipo de bomba, ao ser lançada, se abre, liberando fragmentos menores conhecidos como minibombas ou submunições.

"Desejo que graças à responsabilidade de todos os participantes cheguemos a um instrumento internacional forte e crível [para proibir as bombas cluster]", afirmou o papa durante uma oração em uma praça de Gênova, durante sua viagem à região. "É necessário remediar os erros do passado e evitar que se repitam no futuro", disse Bento 16.

O pontífice rezou pelas vítimas das bombas e por suas famílias, e destacou que algumas delas irão participar da conferência de Dublin. Representantes de cerca de cem países se reunirão a partir desta segunda-feira (19) na capital irlandesa para uma conferência de 12 dias que tentará confirmar um tratado internacional que proíba a utilização dessas bombas de fragmentação.

As organizações humanitárias esperam grandes debates e já alertaram para qualquer tentativa de suavizar o texto final, já que um acordo sem ambigüidades teria o mesmo alcance da histórica Convenção de Ottawa, que proibiu as minas terrestres em 1997.

Haverá grandes ausências na conferência: Estados Unidos, China, Rússia, Índia, Paquistão e Israel, países que são contra a proibição dessas armas particularmente letais para os civis, recentemente utilizadas no Iraque.

A conferência, que irá terminar em 30 de maio, se faz parte do processo iniciado em fevereiro de 2007 em Oslo, onde, convocados pela Noruega, 46 países aprovaram uma declaração comum pedindo a proibição, antes de 2008, de "utilizar, produzir, transferir e armazenas" as bombas cluster.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir