Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-05-2008

Incêndio atinge sede da Orquestra Filarmônica de Berlim
Incêndio atinge a sede da Orquestra Filarmônica de Berlim, na Alemanha. O incêndio começou durante um concerto e, segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido
Incêndio atinge sede da Orquestra Filarmônica de Berlim
Foto: AP

Cerca de 170 bombeiros com 30 caminhões lutam para controlar um incêndio que atinge hoje a sede da Orquestra Filarmônica de Berlim, na Alemanha. Um porta-voz do corpo de bombeiros de Berlim, Jens-Peter Wilke, afirmou que o incêndio, de causas ainda desconhecidas, não reduzirá a cinzas este importante edifício, embora os prejuízos vão ser numerosos.

"Vamos salvar a Filarmônica", declarou Wilke, que pedirá reforços para extinguir o mais rápido possível o fogo. Uma das causas do incêndio poderiam ser os trabalhos de reparação e soldaduras que eram realizados no teto do edifício, onde surgiu o incêndio.

O incidente foi anunciado por volta das duas e meia da tarde (9h30 em Brasília), coincidindo com um concerto matinal, o que obrigou o edifício a ser evacuado imediatamente. Um porta-voz da Filarmônica declarou que a evacuação aconteceu sem incidentes.

Segundo ele, grande parte dos instrumentos puderam ser tirados do edifício, embora ainda estejam em perigo alguns instrumentos mais pesados, alguns deles de grande valor histórico.

O edifício da Filarmônica, desenhado pelo arquiteto Hans Scharoun, se transformou em um dos mais importantes da cidade, após as críticas a uma construção revolucionária nos anos 60 que prima pela acústica através das formas.

Incêndio atinge sede da Orquestra Filarmônica de Berlim

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir