Categoria Educação  Noticia Atualizada em 21-05-2008

Saiba mais sobre o ENEM!
Para quem quiser participar da 11ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio 2008, o Enem
Saiba mais sobre o ENEM!
Foto: Enem 2008

Enem 2008

O que é?
O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, proporcionando ainda, com a utilização do desempenho, seleção para distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Inscrições
- Até dia 30 de maio, via internet, pelo site www.enem.inep.gov.br/inscricao, ou pelas agências dos Correios
- Inscrições gratuitas para alunos da rede pública de ensino ou para aqueles que comprovarem carência
- Alunos de escolas privadas e egressos do Ensino Médio pagam o valor de R$ 35, em qualquer agência bancária
- Egressos e estudantes de escolas privadas não podem solicitar isenção de taxa, com inscrição via internet, porque o sistema gera boleto automaticamente

Quem pode participar
- Estudantes que vão concluir o Ensino Médio em 2008
- Pessoas que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores

Prova
- 31 de agosto, às 13 horas, pelo horário de Brasília. Serão 63 questões objetivas de múltipla escolha, envolvendo várias áreas do conhecimento. Há também a prova de redação. A prova prioriza a interdisciplinaridade e a contextualização. A prova tem cinco horas de duração.

Santa Maria é destaque no Enem 2007
O Enem 2007 contou com a participação de 1.489 estudantes de Santa Maria, sendo destaque na iniciativa os alunos do Colégio Militar, Colégio Riachuelo e do Colégio Técnico Industrial. O Colégio Militar de Santa Maria, que tem cunho federal (público), obteve a melhor média, 74, com a participação, no exame, de 60 alunos de um total de 76 estudantes matriculados na instituição. Em segundo lugar, está o Colégio Riachuelo (privado), com uma média de 73,91, seguido do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (federal - público), que registra média de 72,79.

O quarto lugar é do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (público - federal), com 70,55 de média, enquanto que o Colégio G10, da iniciativa privada, atingiu conceito 68,01, e está na quinta colocação. A média da prova objetiva, em nível nacional, foi de 48,827; enquanto que no RS esse conceito foi de 53,956. A nota de SM nesta avaliação foi de 59,135. Fazendo referência à média total, que envolve os conceitos de redação e da prova objetiva, o estado obteve 56,641 de nota, enquanto que o município atingiu a média 59,685. A média total, no Brasil, é de 51,670, como mencionado anteriormente.

No início de maio, aconteceu nas dependências do Colégio Militar, uma distinção aos alunos que obtiveram tal conceituação no Exame Nacional. Os estudantes participaram de uma solenidade, em que foram conferidos troféus aos participantes do Enem.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir