Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-05-2008

PF tenta negociar com índios liberação de reféns
Três pessoas são feitas reféns desde terça à noite; uma 4ª foi liberada após passar mal.
PF tenta negociar com índios liberação de reféns
Foto: Reprodução/Tv Globo

Policiais federais chegaram no início da tarde desta quarta-feira (21) à cidade de Avaí, a 382 km de São Paulo, na região de Bauru, para tentar negociar a liberação de três reféns que estão em poder de índios desde a noite de terça-feira (20).

Uma das vítímas foi liberada na madrugada desta quarta (21) após passar mal. A informação só foi confirmada esta manhã.

Elas são funcionárias da Fundação Nacional do Índio (Funai) e estão em poder dos índios desde a noite de terça (20). O refém liberado também é indígena. Dos outros três, apenas um não é.

Os índios protestam contra a possível mudança do escritório da fundação em Bauru, cidade a 343 km de São Paulo, para o litoral paulista.

Eles reivindicam a permanência da sede da fundação no interior do estado e a possibilidade de indicar seu coordenador. A direção cogita há um ano a transferência da regional para Itanhaém, no litoral paulista, mas sempre enfrentou a resistência.

Os manifestantes também querem que a coordenação do órgão seja assumida por um índio. Desde o ano passado, o escritório está sem comando. A Funai afirma que manterá a transferência do escritório, mas tenta negociar com o grupo alegando que ninguém deixará de ser assistido por causa da mudança.

Os índios esperam um documento da fundação para atender a todas as reivindicações da tribo. Entre elas, manter a sede do órgão em Bauru e possibilidade de escolher o coordenador do órgão.

Bloqueio
Na noite de terça (20), a rodovia que liga Bauru a Marília chegou a ser interditada. Mais de 200 manifestantes bloquearam a estrada usando tratores e galhos. Um carro da Polícia Rodoviária que transportava córneas de Marília para Bauru ficou parado por duas horas no congestionamento.

PF tenta negociar com índios liberação de reféns
Três pessoas são feitas reféns desde terça à noite; uma 4ª foi liberada após passar mal.
Índios protestam contra mudança do escritório da Funai do interior de SP para o litoral.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir