Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-05-2008

Estátua de Drummond tem óculos roubado em apenas 48 horas
É a terceira vez que acessório do poeta é furtado desde outubro do ano passado
Estátua de Drummond tem óculos roubado em apenas 48 horas
Foto: Alícia Uchôa

Apenas 48 horas depois de ter recebido novos óculos, a estátua de Carlos Drummond de Andrade foi roubada novamente. Esta é a terceira vez que o poeta é furtado desde outubro do ano passado. Cada acessório reposto custa à prefeitura R$ 3 mil.

"É puro vandalismo. Venho todo dia aqui, no local que ele gostava de se inspirar. Já roubaram os óculos três vezes e logo que puseram a estátua ela foi pichada", lembra dona Maria Noronha, de 77 anos, ex-vizinha de Drummond.

"Não sei como ainda não roubaram a estátua", diz, indignada, a pensionista Rosa Maria Marinho, de 64 anos, também freqüentadora assídua do local.

Vigilância por câmeras
De acordo com a Secretaria municipal de Meio Ambiente, na próxima segunda-feira (26) o órgão deve ser reunir com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) para pedir que seja instalada uma câmera na Avenida Atlântica, em Copacabana, virada para a escultura para inibir o ataque de vândalos.

A iniciativa já deu certo em outros pontos da cidade, como na estátua de Zumbi, no Centro, que se livrou dos pichadores, depois que câmeras foram instaladas no local. A prefeitura informou ainda que já tem outro par de óculos reserva, mas pretende esperar a decisão para repor o patrimônio.

A estátua de Drummond já virou cartão postal da cidade e o busto do poeta é alvo todos os dias de dezenas de fotos tiradas com turistas e curiosos que passam pelo calçadão da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na altura do posto 6.

Estátua de Drummond tem óculos roubado em apenas 48 horas. É a terceira vez que acessório do poeta é furtado desde outubro do ano passado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir