Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-05-2008

Secretário-geral da ONU se reúne com premiê birmanês
O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, visita Mianmar para vistoriar as áreas devastadas e tentar acelerar a ajuda humanitária
Secretário-geral da ONU se reúne com premiê birmanês
Foto: Stan Honda/EFE

da Efe, em Yangun

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reuniu nesta quinta-feira em Yangun com o premiê birmanês, o general Thein Sein, e com outras autoridades para tentar convencer o governo de Mianmar (antiga Birmânia) a aceitar a ajuda humanitária internacional para as cerca de 2,5 milhões de vítimas do ciclone Nargis.

Ban participou em sua chegada de uma reunião de aproximadamente 20 minutos com o premiê em um luxuoso hotel na área residencial de Yangun, antiga capital birmanesa.

Depois visitou o pagode de Shwedagon, o coração espiritual de Yangun e um dos pontos de concentração dos grandes protestos antigovernamentais de setembro do ano passado.

"Estou convencido de que seremos capazes de superar a tragédia. Vim com uma mensagem de esperança. Espero que seu povo e governo possam coordenar o fluxo de ajuda e voluntários para que a assistência possa acontecer de uma maneira mais sistemática", disse Ban.

Em seguida, o secretário-geral da ONU se transferiu à casa de hóspedes do governo, onde voltou se reunir com o general Thein Sein e com representantes de agências humanitárias durante uma hora e meia.

Ban, que havia dito que viajava a Mianmar para salvar vidas, e não para fazer política, também falou com o ministro das Relações Exteriores birmanês, Nyan Win.

Na tarde de hoje ele sobrevoará em um helicóptero a região devastada pelo ciclone, com mais de 77.738 mortos, 55.917 desaparecidos e cerca de 2,5 milhões de desabrigados, segundo dados ainda provisórios.

O ciclone Nargis, que atravessou o sul de Mianmar entre 2 e 3 de maio, deixou até o momento 77.738 mortos e 55.917 desaparecidos.

Secretário-geral da ONU se reúne com premiê birmanês

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir