Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-05-2008

África do Sul sofre nova onda de violência contra imigrantes
Imigrantes africanos refugiados esperam em fila para serem registrados em abrigo em Durban, na áfrica do Sul. Uma onda de violência xenófaba atinge o país
África do Sul sofre nova onda de violência contra imigrantes
Foto: Reuters

Cidade do Cabo, 23 mai (Lusa) - O balanço provisório de uma onda de ataques xenófobos na Africa do Sul, na quinta-feira, desta vez na área metropolitana da Cidade do Cabo, aponta um morto, seis feridos e 500 desabrigados.

Grupos de sul-africanos, munidos de paus e garrafas, começaram a atacar comunidades pobres de imigrantes africanos no bairro de Du Noon, perto de Milnerton, pouco após as 17h, pelo horário de Brasília.

Centenas de residentes começaram a fugir da região enquanto as forças policiais entravam no bairro para deter os ataques.

Segundo o jornal Die Burger, publicado na cidade do Cabo, um dos seus repórteres-fotográficos foi agredido e teve a câmara arrancada das suas mãos quando fotografava um grupo de homens destruindo propriedades de imigrantes.

Várias barracas foram destruídas e bens pessoais dos seus residentes pilhados durante o ato. A polícia transportou centenas de pessoas - moçambicanas, somalis, zimbabuanas, nigerianas e de outras nacionalidades - para o posto policial de Milnerton, onde passaram o resto da noite em segurança.

Segundo o jornal, várias das vítimas são do Burundi e começaram uma vida nova na África do Sul depois de escaparem do genocídio que devastou aquele país nos anos 1990.

Os ataques contra imigrantes começaram em 12 de maio em Alexandra, norte de Johannesburgo, e já fizeram mais de 40 vítimas fatais. Mais de 16 mil pessoas ficaram sem abrigo, além de centenas de feridos em estado grave.

O exército sul-africano começou na quinta-feira a promover operações para preservar a ordem em vários pontos da África do Sul ao lado dos serviços de polícia (SAPS).

África do Sul sofre nova onda de violência contra imigrantes

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir