Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-05-2008

Chávez culpa Bush por blecaute em Cúpula da Unasul
O edifício que recebe a reunião ficou às escuras durante o discurso de Evo Morales. Chávez acusou o governo dos EUA de tentar frear o projeto de integração regional.
Chávez culpa Bush por blecaute em Cúpula da Unasul
Foto: Marcelo Hernandez/AP

Em meio a um breve blecaute no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde se realiza nesta sexta-feira (23) a Cúpula da União Sul-Americana de Nações (Unasul), o presidente venezuelano, Hugo Chávez, arrancou risos de seus homólogos, ao afirmar, em tom de piada, que a culpa havia sido "do senhor Bush".

O edifício de Brasília que recebe a reunião extraordinária da Unasul ficou completamente às escuras no momento em que discursava o presidente boliviano, Evo Morales.

Tão logo se apagou a luz, se escutou, no meio da penumbra, a voz de Chávez. "Esse foi o senhor (George W.) Bush", disse o líder venezuelano, em meio aos risos de seus homólogos sul-americanos.

Ao chegar a Brasília para participar do encontro, Chávez acusou o governo dos Estados Unidos e seu presidente, George W. Bush, de tentar frear o projeto de integração regional que se inicia com a constituição da Unasul.

"Nós sempre denunciaremos a pretensão imperialista do governo dos Estados Unidos, tentando gerar guerras na América do Sul, tentando frear os avanços deste projeto", afirmou.

Segundo o chefe de Estado venezuelano, Bush é o maior interessado no fracasso do projeto de integração iniciado por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Chávez "culpa" Bush por blecaute em Cúpula da Unasul
O edifício que recebe a reunião ficou às escuras durante o discurso de Evo Morales.
Chávez acusou o governo dos EUA de tentar frear o projeto de integração regional.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir