Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 26-05-2008

1ª Oficina de Artesanato Arte e Reciclagem
A Pastoral da Ecologia de Marataízes realizou a 1ª Oficina de Artesanato Arte e Reciclagem
1ª Oficina de Artesanato Arte e Reciclagem
Foto: Pastoral da Ecologia de Marataízes

PASTORAL DA ECOLOGIA DE MARATAÍZES REALIZA A 1ª OFICINA DE ARTESANATO "ARTE E RECICLAGEM"

A Pastoral da Ecologia de Marataízes realizou a 1ª Oficina de Artesanato "Arte e Reciclagem", que integra o Projeto "Catadores de Esperança", que tem o apoio da Petrobrás, Prefeitura Municipal e comunidade. O Projeto está em fase de construção de sua sede, onde será realizada a triagem de todo material reciclável, recolhido pelos Catadores nas casas cadastradas, inicialmente no Bairro Cidade Nova, o qual será prensado e pesado para venda . As capacitações dos Catadores já estão acontecendo e o projeto será lançado oficialmente em junho.

Essa 1ª Oficina foi ministrada pela artista Lenilce Pontini, voluntária preocupada com as questões ambientais e criadora de peças artesanais belíssimas. Foram utilizadas como base dos trabalhos as embalagens de Tetra Pak (caixas de leite e sucos) que são um grande problema para o meio ambiente, pelo tempo que leva para se degradarem e normalmente não são encaminhadas para a reciclagem, pelo baixo valor comercial.

Para revestimento, foram utilizados materiais descartados pela natureza como folhas e flores secas, sementes, cascas e palhas de coco e milho, cipó, taboa seca, entre outros, geralmente recolhidos do lixo ou de áreas desertas por Lenilce. Os trabalhos foram criados em um clima de muita tranqüilidade e descontração, com todos os participantes bem entusiasmados e encantados com a habilidade da instrutora e com as peças que produziram, que serão apresentadas na exposição de "Arte e Reciclagem", que já está sendo preparada pela Pastoral da Ecologia, Lenilce e outros artistas da comunidade, os catadores e os artesãos e artesãs que fazem parte do Projeto Catadores de Esperança.

Muitas Oficinas estão previstas com caráter educativo e ambiental, tendo o objetivo maior o incentivo à reciclagem e o reaproveitamento de materiais que seriam descartados na natureza e a arte como opção de renda para a comunidade, para os catadores e seus familiares.

A Pastoral da Ecologia acredita que a reciclagem deve ser vista como uma forte aliada para minimizar os impactos negativos que causamos ao meio ambiente, pois permite a redução do uso de recursos naturais e evita as emissões associadas à fabricação das matérias-primas dos produtos que consumimos. E como diz o poeta, o "lixo e o luxo, a todo momento estas duas palavras se encontram por aí. Trombam nas esquinas do cotidiano..."

WANDERLEIA CARVALHO CAMPOS
COORDENADORA DA PASTORAL DA ECOLOGIA DE MARATAÍZES

    Fonte: Pastoral da Ecologia de Marataízes
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir