Categoria Educação  Noticia Atualizada em 27-05-2008

Mudanças Climáticas
O site Maratimba esteve representado na palestra – Mudanças Climáticas
Mudanças Climáticas
Foto: José Rubens Brumana

MUDANÇAS CLIMÁTICAS PARTE I

O site Maratimba esteve representado na palestra – Mudanças Climáticas, sendo representado pelo ambientalista – Luciano Sansão Teixeira e a geógrafa e fotógrafa - Ana de Moura.

A presença de várias autoridades, no teatro da UFES, já demonstrava a importância do tema em debate, com destaque o Exmo. Sr. Governador em exercício – Ricardo Ferraço, o Senador da República – Renato Casa Grande, a Secretária Estadual de Meio Ambiente – Maria da Glória Abauher e os palestrantes convidados.

O primeiro preletor, o pesquisador e cientista, Carlos Afonso Nobre deixou a platéia em suspense, quando provou que os cientistas já possuem dados com confiabilidade de 95%, de que a atual sociedade e seu modo de vida são os responsáveis diretos pelos efeitos danosos ao clima do planeta. "Mudanças climáticas são reais, inequívocas e estão acelerando-se, com riscos sistêmicos graves".

Também enfatiza: "O Brasil é vulnerável às mudanças climáticas, mas pouco se conhece de seus impactos potenciais e o desenvolvimento sustentável da Amazônia é a saída para reduzir as emissões", observou-se então um misto de preocupação e desalento em toda a platéia formada por jovens universitários, ecologistas, ambientalistas, autoridades do setor político e ambiental, senhores e senhoras cidadãos.

Segundo o pesquisador o problema maior está na velocidade das mudanças no clima, pois o que demorava milhares de anos para acontecer está ocorrendo agora em apenas 01 século.

Além disto, existe o fenômeno das inércias, sendo uma delas a alta estabilidade do dióxido de carbono - (CO²), onde através desta inércia o CO² lançado hoje na atmosfera, fica estável e atuante, por cerca de 150 anos, desta forma, se a humanidade, hoje, não lançasse para a atmosfera moléculas de CO², ainda levaríamos um século e meio para que as atuais moléculas, presentes na atmosfera, fossem degradadas.

Podemos, dessa forma, concluir que as primeiras emissões atmosféricas de CO², advindas do início da revolução industrial, ainda estão produzindo o efeito estufa na atmosfera.

No Brasil as emissões de CO² estão divididas em: 1% - tratamentos resíduos (lixões, que liberam um gás metano, também causador do efeito estufa e 21 vezes mais estufa que o CO²), 2% - processos industriais, 17% - energias, 25% - agronegócio (queimadas em cana, produção de metano por animais, utilização de adubos químicos) e 55% advindos da mudança no uso da terra e florestas (desmatamento, principalmente da Amazônia e substituição das florestas por pecuária e monocultivos de soja), de onde se extrai que o país não é um grande poluidor, mas quando se fala em destruição das nossas florestas, aí sim o país torna-se um grande contribuinte mundial para o agravamento do efeito estufa e as mudanças climáticas do planeta terra.

Os limites climáticos perigosos, com alteração no aumento de temperatura evidenciam-se: 0,6º C – branqueamento dos corais e perda de gelo da Antártica ocidental, 0,7º C – Desaparecimento da geleira do kilimanjaro, 1,0º C – desaparecimento das geleiras dos Andes, acima de 1,0º C – Extinção de espécies de fauna e flora, 1,6º C – Início do derretimento da geleira da Groenlândia ( com cerca de 50 % de derretimento, haverá um aumento de 3,0 m dos oceanos), de 3º a 4º C – Colapso da floresta Amazônica e aumento de 4º C – Colapso da corrente termohalina.

Em conclusão a todos os dados habilmente levantados por este estudioso e talentoso palestrante, conclui-se que o Brasil deve buscar um balanço apropriado entre a mitigação dos efeitos danosos de suas emissões, ou seja, diminuí-las ao máximo e aumentar a capacidade de adaptação à nova realidade, pois o aquecimento global não é mais uma probabilidade e sim um acontecimento irreversível, embora a sua amplitude e magnitude ainda não sejam possíveis de dimensionamento, principalmente num país que continua sem dados a respeito do assunto.

E para quem tiver coragem aguarde a segunda parte!!!!!

P.S. Com certeza estamos certos em lutar pela sobrevivência dos próximos que virão, mas a luta esta sendo perdida, que Deus nos ilumine e possamos contribuir para evitar a destruição de todo planeta. Agradeço em nome dos que ainda virão. Atenciosamente - Luciano sansão Teixeira.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir