Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-05-2008

Mianmar amplia detenção de líder da oposição
Aung San Suu Kyi está detida há cinco anos. O regime renova periodicamente a prisão domiciliar dela.
Mianmar amplia detenção de líder da oposição
Foto: Reuters

A Junta Militar de Mianmar (ex-Birmânia) ampliou nesta terça-feira a prisão domiciliar de Aung San Suu Kyi, prêmio Nobel da Paz e líder do movimento democrático , informaram fontes oficiais e de seu partido. Ela já está detida há cinco anos.

O regime renova periodicamente a prisão domiciliar de Suu Kyi, de 62 anos, e que tem dois filhos que moram no Reino Unido.

Poucas horas antes, alguns membros da Liga Nacional pela Democracia (LND), dirigida por Suu Kyi, foram detidos quando abandonaram a sede do partido em Yangun.

Segundo testemunhas, agentes dos corpos de segurança prenderam os opositores, que se dirigiam para suas casas após deixarem a sede do partido.

Ao amanhecer, dezenas de policiais vestidos à paisana e membros da milícia pró-governamental foram posicionados em volta da residência da Nobel da Paz.

A polícia também posicionou pelo menos seis caminhões cheios de policiais nas proximidades da sede da LND.

Esta operação foi realizada enquanto a LND se preparava para realizar um ato por ocasião do 18º aniversário da vitória do partido nas últimas eleições legislativas, cujos resultados nunca foram reconhecidos pelos generais que regem o país.

A primeira detenção
Suu Kyi, que já soma quase 13 de anos de detenção desde que retornou ao país em 1988, foi presa pela última vez em 30 de maio de 2003, depois que centenas de partidários do regime atacassem uma caravana na qual ela viajava com outros membros de seu partido.

Em junho de 2003, e após o ataque no qual morreram cerca de 70 pessoas, Suu Kyi foi levada à prisão de segurança máxima de Insein, nas proximidades de Yangun, e em setembro deste ano, por causa de uma operação cirúrgica, a transferiram para sua residência.

A Junta Militar não respondeu até agora a todos os apelos feitos pelas Nações Unidas, pela União Européia (UE), pelos Estados Unidos e por outros países para que libertem de forma incondicional Suu Kyi, considerada um símbolo da democracia por muitos birmaneses.

Mianmar amplia detenção de líder da oposição
Aung San Suu Kyi está detida há cinco anos.
O regime renova periodicamente a prisão domiciliar dela.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir