Categoria Policia  Noticia Atualizada em 28-05-2008

Pai e madrasta de Isabella já deixaram penitenciária, diz PM
Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá serão interrrogados em SP nesta quarta
Pai e madrasta de Isabella já deixaram penitenciária, diz PM
Foto: Reprodução

O pai e a madrasta da menina Isabella, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, saíram por volta das 21h de terça-feira (27) dos presídios onde estavam detidos, na cidade de Tremembé, a 138 km de São Paulo, de acordo com informações da Polícia Militar. Os policiais não informaram para onde o casal foi levado.

Nesta quarta-feira (28), os dois serão interrogados pela Justiça de São Paulo, no primeiro depoimento como réus no processo da morte da criança. A data do interrogatório foi marcada logo após o juiz Maurício Fossen ter aceito a denúncia do Ministério Público de São Paulo.

Alexandre e Anna Carolina foram indiciados pela morte de Isabella em 29 de março. A criança morreu após ser jogada da janela do apartamento de Alexandre, no 6º andar de um edifício na Zona Norte de São Paulo. O casal está preso desde 7 de maio. Após várias transferências, foram levados para penitenciárias de Tremembé, onde estão detidos atualmente.

Na terça-feira (27), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou o pedido de habeas corpus da defesa do casal. O ministro do STJ Napoleão Nunes Maia Filho não viu defeito na decisão do desembargador Caio Canguçu de Almeida, que na terça-feira (13), decidiu manter os dois na prisão.

Para Maia Filho, a determinação do desembargador da 4ª Câmara Criminal expõe com fundamento e lógica a necessidade de tornar exceção uma importantíssima conquista cultural (direito à liberdade), quando diante da situação em que outro valor, igualmente relevante, se ergue e se impõe como merecedor de prioridade, segundo nota no site do STJ. A entrada com o pedido de habeas corpus no STJ foi feita na tarde de sexta-feira (16) pela defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá.

A defesa solicitava não só a libertação do casal, mas também a anulação da denúncia do Ministério Público, aceita pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

Novo recurso
Na segunda-feira (26), a defesa do casal disse que entrará com pedido de revogação da prisão e de anulação do processo judicial contra Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá na 1ª instância do Tribunal de Justiça de São Paulo. De acordo com o advogado Marco Pólo Levorin, a decisão foi tomada após a apresentação do parecer do médico-legista George Sanguinetti e sua equipe. A análise de Sanguinetti aponta que os laudos feitos pelo Instituto Médico-Legal (IML) e Instituto de Criminalística (IC) de São Paulo teriam apresentado erros grosseiros.

Para o defensor, Sanguinetti deixou claro que Isabella não sofreu asfixia mecânica (esganadura), diferentemente do que aponta o laudo do IML. A denúncia, baseada no inquérito policial e nos laudos, aponta que a madrasta asfixiou e o pai arremessou Isabella pela janela. Isso (a exposição dos especialistas contratados) muda substancialmente o processo. Tecnicamente o processo é nulo, afirmou Levorin. Ele acredita que a petição poderá ser encaminhada ao Fórum de Santana, na Zona Norte da capital, ainda nesta semana.

Vistoria em edifício
Os peritos contratados pela defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá devem fazer uma vistoria no Edifício London, na Zona Norte da capital, onde a criança foi assassinada. De acordo com George Sanguinetti, serão feitas mensurações no local. A perita criminal aposentada Delma Gama também deve participar da visita.

O parecer foi feito com base nos laudos, sem qualquer contato com o local do crime ou com o cadáver da criança. Segundo a defesa, a chave do apartamento está no Fórum de Santana desde a conclusão do inquérito pela polícia. A família poderia ter retirado a chave, mas preferiu esperar a ida dos peritos a São Paulo para que eles encontrassem o imóvel assim como foi deixado pelos peritos da Polícia Científica.

Pai e madrasta de Isabella já deixaram penitenciária, diz PM. Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá serão interrrogados em SP nesta quarta.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir