Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 28-05-2008

Banheiro da estação espacial quebra
Defeito deve ser consertado pela tripulação do ônibus espacial que decola neste sábado.
Banheiro da estação espacial quebra
Foto: Divulgação

Os astronautas em órbita da Terra informaram o controle de missão nesta semana de um sério problema a bordo: o único vaso sanitário da Estação Espacial Internacional quebrou.

Se um problema no banheiro já dá dor de cabeça suficiente aqui na Terra, não é difícil imaginar como seria no espaço. Felizmente, no entanto, a parte de remoção dos resíduos sólidos está funcionando. O problema é com o ventilador a motor que retira o líquido, que já estava dando problema há algum tempo.

Para sorte dos astronautas, o ônibus espacial Discovery deve partir para a estação no próximo sábado e sua tripulação vai consertar o problema.

Até agora, os três homens a bordo do complexo orbital estavam se aliviando no pequeno e desconfortável banheiro da cápsula russa Soyuz – que serve de nave de fuga em casos de emergência. A capacidade do banheiro russo, no entanto, esgotou. Agora, o trio precisa usar um equipamento improvisado conectado ao vaso defeituoso, que recolhe a urina.

Não é a primeira vez que o banheiro da estação espacial dá defeito. Isso já aconteceu antes, mas o problema foi resolvido rapidamente pela própria tripulação. Dessa vez, no entanto, não se sabe o que causou a parada.

Banheiro da estação espacial quebra e deixa astronautas apertados
Defeito deve ser consertado pela tripulação do ônibus espacial que decola neste sábado.
Até lá, trio em órbita precisa improvisar para conseguir se aliviar no espaço.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir