Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-05-2008

Chuva aumenta nível de açudes e reservatórios no CE
Sertanejos comemoraram bons resultados na criação de peixes e na agricultura
Chuva aumenta nível de açudes e reservatórios no CE
Foto: Reprodução

As chuvas deste ano garantiram um bom volume de água em açudes e reservatórios no Ceará. Muitos sertanejos tiraram proveito dessa situação. O acúmulo médio de água em 127 açudes do estado passa de 83% da capacidade.

Em Crato, onde choveu quase 1,5 mil milímetros de janeiro a maio, o maior açude do município já transbordou pela segunda vez depois de 23 anos. "Primeiro de tudo, acontece o acréscimo no volume da oferta de água. Em segundo lugar, está o aumento na produtividade pesqueira. Quanto mais água, mais peixe, mais alimentos", disse Eugênio Tavares, administrador do açude.

No município de Várzea Alegre, o açude transbordou depois de dois anos, melhorando a produção dos peixes criados em cativeiro. São dez toneladas de tilápias por mês.

A previsão é de que, em alguns açudes, não falte água pelo menos nos próximos cinco anos. A água deve ser usada na criação de peixes e na agricultura irrigada.

Até pequenos reservatórios como o do agricultor Severino dos Santos têm volume suficiente para enfrentar o período de seca. "Tem água para tomar banho, beber e dar também para os animais", disse ele.

Chuva aumenta nível de açudes e reservatórios no CE. Sertanejos comemoraram bons resultados na criação de peixes e na agricultura.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir