Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-05-2008

Obama espera pela indicação democrata na semana que vem
Pré-candidato acredita que últimas prévias irão definir o nome do Partido Democrata.
Obama espera pela indicação democrata na semana que vem
Foto: Chris Carlson/AP

O senador Barack Obama disse esperar se tornar o candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos na semana que vem. Ele acrescentou, em entrevista dada na quarta-feira (28), que analisa a possibilidade de fazer uma viajem ao exterior que incluiria o Iraque.

Após a dura disputa pela indicação partidária com a também senadora Hillary Clinton, Obama disse que a disputa na eleição geral começará na semana que vem, quando as duas últimas prévias forem realizadas nos Estados de Montana e Dakota do Sul.

Falando a jornalistas no avião que o levava de Denver a Chicago, Obama foi questionado se a disputa pela Presidência em novembro contra o republicano John McCain começa após as duas votações de terça-feira.

"Sim", respondeu. Indagado se seria o vencedor da disputa pela indicação democrata após as duas últimas prévias, ele disse: "Acredito que sim".

O senador de 46 anos eleito por Illinois previu que estará em "posição bastante sólida" para obter a indicação democrata após um encontro com autoridades da legenda no sábado e das duas prévias de terça-feira.

No sábado, autoridades do Partido Democrata trabalharão em uma solução de consenso sobre a disputa envolvendo as prévias de Michigan e Flórida. Obama disse que a solução de como dar assentos aos delegados desses dois Estados será importante para "colocar a questão Michigan/Flórida no passado".

"Nesse ponto, todas as informações estarão colocadas. Não haverá perguntas sem respostas. Suspeito que quaisquer que sejam os superdelegados que permanecerão, eles poderão tomar uma decisão rapidamente após isso."

Hillary, ex-primeira-dama e senadora por Nova York, já disse que não desistirá da disputa até que o último voto seja colocado e contabilizado. A decisão sobre a indicação partidária deve ficar por conta dos quase 800 superdelegados --membros do Congresso e outros integrantes do primeiro escalão do partido-- que têm a liberdade de votar em quem quiserem.

Obama lidera em delegados conquistados nas prévias dos Estados e cada vez mais superdelegados anunciam seus planos de apoiá-lo e ajudá-lo a ultrapassar o número de delegados necessários para garantir a indicação.

"Estamos somente alguns dias distante", disse Obama, que pode se tornar o primeiro presidente negro da história dos EUA.

Obama espera pela indicação democrata na semana que vem
Pré-candidato acredita que últimas prévias irão definir o nome do Partido Democrata.
O senador por Illinois previu que estará em "posição bastante sólida".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir